Saúde
Maceió leva vacinação pediátrica contra a Covid-19 a escolas nesta segunda-feira (21)
Inicialmente, imunização nas instituições de ensino será dirigida aos alunos de 5 a 11 anos
A Prefeitura de Maceió retoma, na próxima segunda-feira (21), a vacinação contra a Covid-19 nas instituições de ensino de Maceió. Neste novo momento, a imunização acontecerá em escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A vacinação será das 9h às 16h e atenderá, inicialmente, estudantes de 5 a 11 anos.
Nas escolas que tiverem público infantil e adolescente, a vacinação seguirá cronograma alternado, com dias diferentes para as crianças de 5 a 11 anos e para adolescentes a partir de 12 anos. Veja abaixo a relação das escolas e creches que vão vacinar o público infantil e a respectiva faixa etária.
Para a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Eunice Amorim, a vacinação nas escolas é um meio de levar o imunizante para crianças que ainda não foram vacinadas.
“A Prefeitura de Maceió vem realizando um excelente trabalho para vacinar todos os maceioenses. E a ampliação dos pontos de vacinação é um meio para conseguirmos alcançar a máxima cobertura vacinal. Por isso, além dos diversos pontos espalhados pela capital, também estamos levando a imunização contra a Covid-19 para as escolas”, comenta a gerente.
A vacinação nas escolas de Maceió teve início em 16 de dezembro, com equipes de vacinadores que percorreram 26 instituições de ensino municipais e estaduais. Agora, com a retomada das aulas, a Prefeitura de Maceió retorna com os trabalhos de imunização, de forma exclusiva, para alunos das instituições municipais de ensino.
Até o momento, a capital já aplicou 34.560 doses de vacinas pediátricas, alcançando 35,42% da população elegível para a faixa etária de 5 a 11 anos. Com a vacinação, nas escolas, a Prefeitura pretende ampliar a imunização pediátrica.
Confira cronograma de vacinação nas escolas
21/02/2022
- Escola Municipal Dr. Orlando Araújo (Ponta Verde) - (5 a 11 anos)
- Escola Municipal Denisson Menezes (Tabuleiro do Martins) - (5 a 11 anos)
22/02/2022
- CMEI Pres. Francisco de Paula Rodrigues Alves (Benedito Bentes) - (5 anos)
- CMEI Casa da Amizade (Tabuleiro do Martins) - (5 anos)
23/02/2022
- CMEI Prof. Maria do Socorro Tavares Lima da Silva (Poço) - (5 anos)
- CMEI José Madltton Vitor da Silva (Benedito Bentes) - (5 anos)
24/02/2022
- CMEI Creche Lindolfo Collor (Ponta Grossa) - (5 anos)
Confira documentação para vacinação pediátrica
Para vacinar o público de 5 a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou de adulto responsável. Os pais devem apresentar o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento e Caderneta de Vacinação, CPF ou Cartão SUS.
Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a Caderneta de Vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.
Onde vacinar as crianças
A vacinação pediátrica está disponível de segunda a sábado nos quatro pontos fixos de vacinação, que funcionam no Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom), na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e no Papódromo (Vergel do Lago), no horário das 9h às 16h. No Maceió Shopping (Mangabeiras), das 9h às 21h.
Os quatro pontos também vacinam adolescentes e adultos. Nos demais pontos de vacinação, instalados em unidades de saúde e nos dois Centros de Atendimento ao Turista (CATs), da Ponta Verde e da Rodoviária, não há vacinação pediátrica. Estes locais ofertam vacinas para adolescentes, a partir dos 12 anos, e para adultos e idosos.
Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos
Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da Certidão de Nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.
Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.
Confira mais informações
Descrição de comorbidades incluídas como prioritárias
Pessoas com deficiência - Plano de Vacinação
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas