Saúde
Psicólogos do HEA ajudam profissionais de saúde e pacientes superar traumas da Covid-19
As ações incluem visitas diárias nos leitos dos pacientes na ala de tratamento da doença
A necessidade do distanciamento temporário entre familiares e pacientes, nas enfermarias e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos hospitais, geram traumas emocionais por conta da Covid-19.
Essa rotina também provoca muita ansiedade nos profissionais de saúde que atuam no combate à doença.
Nesse atual contexto, a atuação dos psicólogos vem ganhando cada vez mais importância no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, com o trabalho de humanização no atendimento.
As ações incluem visitas diárias nos leitos dos pacientes na ala de tratamento da Covid-19, bem como, no setor de traumas da maior unidade pública de saúde do interior de Alagoas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
“A gente chega ao hospital e, juntos, oferecemos atendimento até para acompanhantes que necessitam do serviço. É necessário garantir o fortalecimento do vínculo, que é de suma importância para o paciente hospitalizado, através do contato familiar”, explica o psicólogo Wagner de Souza.
Ele relata que, no Hospital de Emergência do Agreste, em muitas ocasiões, são realizadas ligações telefônicas para que o paciente possa conversar com seus parentes.
O especialista diz que o trabalho tem total apoio da coordenação do setor e da gerência geral do HE do Agreste.
O psicólogo Wagner de Souza faz um percurso diário pelos corredores do hospital, conversando com as pessoas para amenizar o sofrimento físico e mental provocado pela doença.
“Passamos de leito em leito para avaliar o estado emocional dos pacientes acometidos da doença, como também dos profissionais de saúde. Essa interação tem sido muito importante na recuperação dos pacientes e no trabalho das equipes”, afirma o psicólogo.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
4Fenômeno global
Boots dobra audiência na Netflix após ser chamada de 'lixo' pelo governo dos Estados Unidos
-
5Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens




