Saúde
Secretaria de Saúde finaliza compra de máscaras e álcool em gel
Os produtos devem ser entregues em até 15 dias pelos fornecedores à SMS

Para ofertar mais segurança aos servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Maceió no combate ao novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde finalizou o processo de compra emergencial de 100 mil máscaras e 10 mil frascos de álcool em gel, que serão direcionados às unidades de saúde.
O processo foi possibilitado pela Lei Federal 13.979/2020, que permite a compra de materiais utilizados no enfrentamento à covid-19 sem licitação. Os produtos devem ser entregues em até 15 dias pelos fornecedores à SMS.“Nós estamos empregando todos os esforços possíveis para a compra dos materiais necessários. Apesar de existir uma dificuldade a nível mundial na aquisição desses EPIs, conseguimos finalizar o processo de compra emergencial que deve abastecer por meses nossas unidades, garantindo a segurança da população e dos nossos servidores”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.
A diretora de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Amâncio, explica que foi preconizada a transparência na realização do processo. “A Secretaria instituiu uma Comissão de Acompanhamento e Instrução Processual para as compras dos insumos necessários para o enfrentamento da covid-19. As áreas encaminharam os quantitativos necessários, foram abertos os processos e a comissão elaborou em conjunto o termo de referência”, detalhou.
“Em seguida, a Comissão analisou o processo e publicou que estava recebendo as propostas dos fornecedores no Diário Oficial do Município e no site da Arser (Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados). As empresas encaminharam as propostas, que foram analisadas e definidos os fornecedores”, acrescentou Dayse, explicando que, na próxima segunda-feira (6), será publicado no DOM os fornecedores que ganharam o processo.
Distribuição de máscarasAlém da aquisição do material pela SMS, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entregou 15 mil máscaras que serão distribuídas às unidades da Capital a partir de segunda, como explica a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Nara Albuquerque. “As máscaras que a gente tinha em estoque foram suficientes para suprir as nossas necessidades, de forma que nenhuma unidade ficou sem esses materiais. Agora aguardamos o prazo legal de entrega do fornecedor para termos mais em nossos estoques, além das entregues pela Sesau”, detalhou.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Neve misteriosa
Final de O Eternauta explicado: o que aconteceu com Juan?