Saúde
Acupuntura oferece tratamento eficaz para o estresse e seus sintomas
A Acupuntura Médica avalia o paciente como um todo, com seus sintomas e sua forma de existir, restaurando o equilíbrio do organismo.
O estresse é hoje um mal que assombra a vida de jovens, adultos, idosos e, até mesmo, de crianças e leva nosso organismo a situações de desequilíbrio, evidenciadas por sintomas psicológicos, respiratórios, digestórios, cardíacos, entre outros. Atualmente, são muitos os fatores externos que aceleram esse desequilíbrio: as questões climáticas, por exemplo, como falta de umidade, sobrecarga de trabalho, excesso de cobranças, de atividades físicas, insegurança, etc. Uma brusca mudança também pode provocar uma situação de estresse acentuado e gerar forte desequilíbrio emocional, como o caso de pessoas que sempre trabalharam muito e, ao se aposentarem, diminuem drasticamente e de forma imediata o ritmo de suas atividades.
Na clínica médica esses sintomas são tratados isoladamente, por meio de medicamentos específicos para cada sistema afetado e até com antidepressivos e/ou ansiolíticos, que desencadeiam uma série de efeitos colaterais.
A Acupuntura médica oferece uma alternativa importante e eficaz a esse cenário, avaliando o paciente como um todo, com seus sintomas e sua forma de existir. Cerca de 80% dos casos dos consultórios de acupuntura decorrem de sintomas derivados do estresse.
Os sintomas decorrentes das pressões vivenciadas variam de paciente para paciente, pois dependem de qual sistema é mais susceptível no seu organismo (na medicina tradicional é chamado de órgão de choque aquele em que são descarregadas as pressões). No caso do estômago as dificuldades de digestão, os refluxos, as gastrites, as úlceras. Nos intestinos as distensões, as cólicas, as diarréias, no pulmão as bronquites, asma, rinites; no coração as dores no peito, as taquicardias ou palpitações; no psiquismo a insônia, a falta de concentração (muitas vezes referidas como distúrbio de memória), as sensações de angústia ou tristeza. No músculo-esquelético as dores fibro-musculares (fibromialgia).
Ação da Acupuntura - Seu mecanismo de ação é desencadeado por estímulos periféricos gerados a partir da inserção das agulhas em pontos específicos da superfície cutânea, que propagam-se através de vias nervosas específicas, para serem modulados e integrados ao nível do sistema nervoso central, promovendo uma resposta analgésica, anti-inflamatória e neuro-reguladora.
Sobre o CMBA: Fundado em 1984, o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura é uma associação civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que congrega médicos acupunturistas de todo o Brasil - é o órgão oficial da acupuntura médica do país, respondendo frente ao meio médico nacional, às autoridades de saúde e às instituições governamentais.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano