Saúde
Consumo de cosméticos orgânicos e veganos cresce em Alagoas
Diferentemente dos convencionais, que acumulam no organismo 2,5 kg de química por ano e estão relacionados a muitas doenças, os orgânicos são mais eficazes
Diariamente milhões de pessoas contaminam-se involuntariamente com diversas substâncias sintéticas e tóxicas provenientes de seus cosméticos e produtos de higiene. Mas a conscientização sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente começa a ganhar força e faz muitas pessoas mudar seus hábitos. Em Alagoas é cada vez mais crescente o consumo de cosméticos naturais, orgânicos e veganos. E essa busca por saúde e qualidade de vida também incentiva o surgimento de pequenas empresas comprometidas com a sustentabilidade.
Apesar de o pensamento logo ser associado à alimentação, o termo “orgânico” não se limita às frutas, verduras e outros alimentos. Ele abrange todo um conceito de sustentabilidade baseada em princípios ecológicos, sociais e econômicos que envolvem toda sua cadeia produtiva, desde a origem da matéria-prima ao descarte do produto. Esse tipo de cosmético tem conquistado os alagoanos e está cada vez mais acessível nas lojas especializadas. Ganham espaço de acordo com o aumento da conscientização ambiental e do interesse em qualidade de vida.
Diferentemente dos convencionais, que acumulam no organismo 2,5 kg de química por ano e estão relacionados a muitas doenças, alergias, obesidade, tipos de câncer e mutações, os orgânicos são mais eficazes e surpreendem no resultado, além de não poluírem os rios e mares quando escoam pelo ralo.
Ainda que timidamente, já existem empreendedores em Alagoas seguindo os passos de pequenas empresas nacionais que se dedicam à formulação de biocosméticos, bem como profissionais de beleza que estão aderindo a essa proposta. Essas pessoas envolvidas na produção ou comercialização possuem também uma proposta ideológica: o conceito da beleza integral, que deixa de ser superficial, impressa, e passa a ser expressa (de dentro pra fora), holística, orgânica - que abrange o amor e respeito a si e a todos os seres vivos.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
3A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas