Saúde
UFMG abre vagas em cursos gratuitos e a distância para saúde
O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon), órgão complementar da Faculdade, está recebendo inscrições para cursos gratuitos e a distância, direcionados a profissionais e gestores de saúde. Confira os prazos e condições de inscrições:
Tecnologias assistivasSão 12 mil vagas em cursos gratuitos para interessados em atuar na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, em quatro modalidades: Direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora; Direitos das pessoas com deficiência e visão; Direitos das pessoas com deficiência e audição e Direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação. São três mil vagas para cada habilidade.
As qualificações são a distância, e são prioritariamente voltadas a gestores e profissionais de saúde de nível superior vinculados ao SUS com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES). Qualquer pessoa, entretanto, pode acessar os conteúdos da formação como visitante, porém sem direito a certificado de conclusão.
As qualificações são fruto de uma parceria da UFMG com o Ministério da Saúde, por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
As inscrições vão até 15 de junho, e podem ser feitas na página de cursos do Nescon.
Leia mais na página do Nescon.Atenção DomiciliarSão 9 mil vagas abertas em três cursos gratuitos em Atenção Domiciliar em Saúde, em três modalidades: Atenção Domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde; Princípios para o Cuidado Domiciliar por Profissionais de Nível Superior e Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar. São três mil vagas para cada habilidade.
As qualificações são a distância, e são prioritariamente voltadas a gestores e profissionais de saúde de nível superior vinculados ao SUS com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES). Qualquer pessoa, entretanto, pode acessar os conteúdos da formação como visitante, porém sem direito a certificado de conclusão. Nesta edição, uma novidade: todos os participantes receberão a declaração de conclusão – antes restrita ao público alvo.
Os cursos são fruto de uma parceria da UFMG com o Ministério da Saúde/Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
As inscrições vão até 31 de outubro, e podem ser feitas na página de cursos do Nescon.
Leia mais na página do Nescon.
Aperfeiçoamento em Saúde da Família para profissionais de Educação FísicaSão 300 vagas disponíveis, para bacharéis e licenciados na área registrados e sem pendências no Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais (CREF6/MG). A qualificação aborda os conceitos fundamentais da Atenção Primária à Saúde e ressalta a importância da formação de redes intersetoriais para promover a saúde e prevenir as doenças nos municípios do estado de Minas Gerais.
O curso é fruto de parceria entre o Nescon e o CREF6/MG.
As inscrições vão até 15 de junho, e podem ser feitas no site do CREF6/MG. O Certificado de conclusão é emitido pela UFMG.
Leia mais na página do Nescon.
Nescon
O Nescon tem por finalidade contribuir para o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, e o faz sobretudo por meio da qualificação de trabalhadores da rede; desenvolvimento de pesquisa aplicada; bem como prestação de serviços de assessoria e consultoria a instituições diversas.
Orientado à multidisciplinaridade, o Núcleo envolve constantemente em suas iniciativas profissionais, professores, estudantes e pesquisadores vinculados ao SUS, à UFMG, entre outras organizações inseridas nos mais variados campos do conhecimento.
A história do órgão já soma 32 anos e remonta ao início do processo de redemocratização do País. Ele culminou na criação do atual modelo de atenção à saúde brasileira. Concebido dentro de uma perspectiva equânime, democrática e universal, o SUS está prestes a completar 30 anos.
Acompanhe a página do Nescon no Facebook e acesse a biblioteca virtual do Núcleo.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas