Saúde
Coren-AL fiscaliza dimensionamento da enfermagem em jogo de futebol
Após fiscalização que ocorreu em outubro de 2016, dimensionamento da enfermagem em jogo de futebol é cumprido hoje seguindo o estatuto do torcedor
A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) esteve presente novamente no Estádio Rei Pele, na última quarta-feira (dia 12 de abril) para verificar o cumprimento do artigo do estatuto do torcedor, que preconiza a presença do enfermeiro na equipe de saúde em eventos esportivos. A fiscalização de retorno pode constatar que após notificação do Coren-AL houve um resultado positivo no cumprimento da lei.
Em outubro do ano passo, a fiscalização do Coren-AL esteve no estádio Rei Pelé para fiscalizar o dimensionamento de enfermagem durante o jogo que aconteceu no dia 04/10/2016. Na época, foi constatado que a equipe de saúde era composta apenas por uma médica e uma técnica em enfermagem, estando assim o evento em descumprimento da determinação legal. Já na última quarta-feira, dia 12 de abril de 2017, a fiscalização constatou que havia dois enfermeiros-padrão trabalhando no evento, como preconiza o artigo 16 da Lei nº 10.671, de 15 de Maio de 2003, que estabelece : “É dever da entidade responsável pela organização da competição: (…) disponibilizar um médico e dois enfermeiros-padrão para cada dez mil torcedores presentes à partida (…)”.
Essa adequação ocorreu após notificação do Conselho de Enfermagem à Federação Alagoana de Futebol, que respondeu ao Coren-AL que os times responsáveis pela organização do evento já haviam sido avisados por meio de oficio circular sobre as adequações necessárias na equipe de saúde. Junto com isso, a Federação Alagoano de Futebol também informou que será incluída no regulamento do Campeonato Alagoano de 2018 a necessidade do cumprimento do dimensionamento de enfermagem segundo preconiza a lei.
Ciente de que a ausência dos enfermeiros pode prejudicar a qualidade da assistência ao torcedor o Coren-AL considera essa adequação como uma ação positiva, que foi plenamente atendida e continuará fiscalizando o cumprimento do dimensionamento de Enfermagem nas demais partidas em 2017.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas