Roteiro cultural
Baque Alagoano inicia contagem regressiva para Polo dos Maracatus 2026
Praça Marcílio Dias será ponto de partida da batucada em 6 de fevereiro, noite do Jaraguá Folia
Atenção, Alagoas: em exatamente um mês o Polo dos Maracatus vai tomar a Praça Marcílio Dias e a Rua Sá e Albuquerque durante o Jaraguá Folia, nas prévias de Carnaval de Maceió! Anfitrião da noite, o Maracatu Baque Alagoano inicia a contagem regressiva convidando moradores e visitantes para essa grande festa, totalmente gratuita e aberta ao público.
Esta é a 7a edição do Polo dos Maracatus neste formato, no qual o Baque recebe grupos de maracatu e outros convidados para apresentações no palco montado na Praça Marcílio Dias, antes de sair em cortejo pela Sá e Albuquerque. No entanto, o grupo está presente nas prévias do Jaraguá desde 2008, antes mesmo de completar um ano de fundação.
"O maracatu está consolidado nas prévias de Carnaval de Maceió e nos orgulhamos muito de ter contribuído para isso, mas nada teria acontecido se o público não nos abraçasse e seguisse nossos tambores ano a ano. Por isso, convidamos para que participem conosco de mais um Polo, ao mesmo tempo que agradecemos o apoio que vocês nos deram e continuam dando cada vez que saímos às ruas", diz Hélton Santos, coordenador do Maracatu Baque Alagoano.
Entre as novidades que o grupo levará às prévias em 2026, está a loa "Baque do Agbê", composta pelo batuqueiro Miguel Angelo - veterano com quase 3 anos de grupo e apenas 6 anos de idade. Com a ajuda dos pais Ester e Eli, também batuqueiros, Miguel expressou em música a alegria de fazer maracatu nas ruas do Jaraguá e espera compartilhar o sentimento com os foliões no Polo.
"Queria convidar todo mundo para ir ao Polo dos Maracatus no dia 06 de fevereiro, para cantar e dançar bastante com o Baque Alagoano e nossos convidados!", convida Miguel, que se divide entre o gonguê e a alfaia na batucada.
Sobre o grupo
O Maracatu Baque Alagoano conta com quase 100 integrantes em sua formação, dos 2 aos 71 anos. Surgiu após uma oficina no Cenarte em 2007 com o mestre Wilson Santos e desde então não parou mais de batucar. Toca músicas autorais (chamadas loas), músicas de outros grupos de maracatu, coco, guerreiro, baiana, além de dar seu toque a canções do samba, manguebeat e MPB. É composto por cinco alas, divididas de acordo com os instrumentos: xequerês ou agbês, agogôs, gonguê, caixas de guerra e as alfaias ou tambores de maracatu. Ensaia todos os sábados pela tarde na Praça Marcílio Dias, no Jaraguá, sempre recebendo atenção dos moradores da cidade ou visitantes chamados pelo som dos instrumentos. Mais informações no Instagram @maracatubaquealagoano.
Mais lidas
-
1Facadas
Mulher confessa homicídio do companheiro em Rio Largo
-
2Magia
Após 28 anos, Internacional Circo Kroner retorna a Maceió com estreia dia 9 de janeiro
-
3Grande Maceió
Três suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar durante operação em Rio Largo
-
4Farol
Carreta atinge carro de passeio após avançar sinal vermelho na Avenida Fernandes Lima
-
5Ano Novo
Orla do Pilar registra triplo homicídio na madrugada de Réveillon



