Roteiro cultural

Creche Nadine Brandão promove Mostra Cultural 'Ipioca Mar e Cor'

Iniciativa aborda pertencimento, história e preservação ambiental

Por Ascom Semed 29/11/2025 15h14 - Atualizado em 29/11/2025 15h53
Creche Nadine Brandão promove Mostra Cultural 'Ipioca Mar e Cor'
Mostra Cultural Ipioca Mar e Cor prossegue neste sábado (29) com novas atividades, apresentações e exposições - Foto: Bianca Rodrigues / Ascom Semed

A creche municipal Professora Nadine Brandão Cavalcante, localizado em Ipioca, realizou na última sexta-feira (28), o primeiro dia da Mostra Cultural "Ipioca Mar e Cor", evento que prossegue até este sábado (29), com atividades pedagógicas voltadas para a história local, identidade, meio ambiente e manifestações culturais do bairro.

A diretora da unidade de ensino, Alta Maria Guedes Marinho, explicou que o projeto visa aproximar as crianças da realidade que as cerca, reforçando o sentimento de pertencimento e a importância da preservação do meio ambiente.

“Mostramos às crianças a história de Ipioca e trabalhamos o pertencimento, ensinando-as a cuidar e preservar suas origens. Também trabalhamos fauna, flora, cuidado com as praias, com o mar e com os mangues", informou.

Educação ambiental e plantio de mudas


O evento contou com a participação da equipe de meio ambiente da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), que apresentou às crianças ações de preservação ambiental e realizou o plantio de mudas de coco, por representar a vegetação predominante da região.

“Escolhemos o coco porque tudo foi pensado para que eles cuidem daquilo que faz parte do bairro. Acreditamos que, por meio da educação, a criança aprende a conhecer e preservar seu entorno”, afirmou a diretora.

As crianças também aprenderam sobre os usos do coco, fibra, valor cultural e presença na identidade de Ipioca.

Passeios educativos e história do bairro


As atividades incluíram visitas guiadas à Igreja Nossa Senhora do Ó, marco histórico que simboliza o início do povoamento de Ipioca. As crianças observaram a vegetação ao redor, identificaram coqueiros e debateram a importância da preservação do patrimônio natural e cultural.

Artesanato, argila e coordenação motora


O projeto também abordou o artesanato local. Trabalhos com tear, trançados, argila, vela a vela e outras técnicas estimularam a coordenação motora das crianças e valorizaram práticas tradicionais da região.

“Nosso bairro é riquíssimo. Já tivemos fábrica de artesanato e queríamos que as crianças entendessem essa herança. Elas trabalharam com barro, tecidos e fibras, sempre produzindo do jeitinho delas”, ressaltou a diretora.

As turmas ainda produziram livros artesanais, alguns totalmente em tecido registrando, nas próprias palavras das crianças, as atividades desenvolvidas em pouco mais de um mês.

Família dentro da escola e escola dentro de casa


Como parte da proposta, cada família foi convidada a trabalhar o tema da mostra em casa e levar o material produzido para a unidade de ensino. Muitas enviaram mudas, incluindo cocos secos, reforçando o vínculo entre a casa e a escola.

As crianças também recitaram poesias sobre Ipioca para pais e responsáveis, celebrando a identidade do bairro.

“No bairro de Ipioca, pertinho do mar,

Tem uma igreja linda pra gente orar.

O sino que toca chamando à oração,

Ipioca é tão legal, é meu bairro especial.”

Protagonismo infantil


A aluna Priscila Silva destacou o entusiasmo em participar das apresentações.“Eu gosto muito do projeto, das danças. Aprendo muita coisa”, contou.

A Mostra Cultural Ipioca Mar e Cor prossegue neste sábado com novas atividades, apresentações e exposições construídas pelos alunos com apoio de professores e famílias.