Roteiro cultural
Circularte retorna com performance de dança e show de reggae
Evento terá programação variada e gratuita na próxima quarta-feira (19)
O Circularte está de volta neste mês de novembro. Após breve intervalo, o evento dará continuidade à temporada de 2025 na próxima quarta-feira (19), no Centro de Interesse Comunitário (CIC) da Universidade Federal de Alagoas, que fica por trás da Praça dos Bancos no Campus A.C. Simões, em Maceió. A programação segue gratuita e aberta ao público
A edição terá início às 10h com a performance de dança Do princípio ao fim, que pretende chamar atenção para problemas ambientais existentes no litoral norte de Alagoas, como a depredação do mangue. “A proposta de fazer essa intervenção artística dentro do mangue veio no intuito de denúncia do que acontece nele e o que acontece no Litoral Norte [de Maceió] como um todo, com o envenenamento e sufocamento do manguezal através do lixo e do saneamento”, explicou Ana Bortoluzo, estudante de Licenciatura em Dança da Ufal e criadora da performance.
Ainda pela manhã, também a partir das 10h, começa o Bazar Cultural, que reúne artesãos e comerciantes com peças e produtos à venda na feirinha que fica no térreo do CIC. No espaço, ainda estarão presentes barraquinhas com venda de lanches doces e salgados. O Bazar segue até as 18h.
A tarde reserva outras três atividades. Às 15h, o estudante da Ufal Atlas dos Santos vai apresentar a esquete Entre a Terra e o Grito. “A criação [da esquete] surgiu de nossas pesquisas sobre o corpo negro nordestino como território vivo. Percebi que carregamos não só dores, carregamos também forró, jangadas, mercados, São João, músicas, rezas, maracatu, ciranda e um jeito bonito de existir no mundo. No palco, esta cena é um convite para sentir a vibração de quem dança para não tombar, de quem canta para não silenciar”, contou.
Em seguida, o cantor de reggae Kauã Lion toma a cena para uma apresentação às 16h30. Natural de Porto Calvo (AL), Kauã vem se consolidando como um dos novos nomes de destaque da cena reggae em Alagoas. Ao longo da trajetória artística, iniciada ao lado da Banda AL-Dub, participou de festivais e eventos culturais como Festival Calabar (2020 e 2025), Festival da Massa (2023) e Festival Tabuleiro Cultural (2025).
Para o Circularte, Kauã Lion promete apresentar um repertório envolvente que promove cultura, amor, resistência e paz, com canções que refletem a essência do reggae, trazendo mensagens de conscientização social e vibrações positivas.
Para encerrar a programação do dia, haverá a sessão de cinema com o curta-metragem “Feira de Ibateguara”, às 17h30, seguida de bate-papo com a diretora e roteirista Luana Verçulino dos Santos, que é estudante de Ciências Sociais na Ufal.
Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, o documentário aborda como a feira tem um caráter de sociabilidade cultural, indo além da movimentação econômica que traz para a região em que se encontra e sendo um local em que alguém consegue uma primeira experiência de trabalho e também onde se encontra comida de qualidade, medicina popular e cultura. Você pode saber mais sobre o curta no perfil do filme no Instagram @feiradeibateguara.doc.
O que é o Circularte
O Circularte é um projeto de extensão da Ufal, criado para ser um espaço de trocas e diálogos sobre cultura, arte e ciência entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa da universidade, formada por agentes, coletivos, grupos, associações e instituições públicas e privadas. Além disso, o propósito é expandir as possibilidades de articulação das ações e projetos nesses campos, realizadas pelas diversas unidades acadêmicas, fortalecendo a cultura como um eixo central da formação universitária.
O evento teve início no último dia 30 de julho e cinco edições foram realizadas desde então. As edições seguintes serão nos dias 26 de novembro e 3 de dezembro, encerrando a temporada de 2025. Saiba mais sobre o Circularte no site do evento.
Mais lidas
-
1Quem sai?
Enquete A Fazenda 17: público define ‘plantas’ que vão para o Super Paiol
-
2'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
3Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Novo recurso
TV Gazeta de Alagoas recorre novamente ao STF para tentar reverter fim de contrato com a Rede Globo




