Roteiro cultural
Entre poesia e corpo: Cia do Chapéu lança 'Pelos Poros e Pequenos Apelos'
Criação inédita traduz a poesia de Magno Almeida em dramaturgia corporal
Um encontro sensível entre poesia e movimento, o espetáculo “Pelos Poros e Pequenos Apelos" estreia no sábado, dia 22 de novembro, às 20h, na Escola Técnica de Artes da UFAL (ETA), no espaço de apresentações: “CÉU Toni Edson”. Inspirado na obra homônima do poeta alagoano Magno Almeida, o espetáculo gratuito oferece ao público uma experiência estética marcada por afeto, tensão e presença.
A Cia do Chapéu, responsável pela adaptação do texto para o palco, também oferecerá uma palestra na sexta-feira, dia 21, às 19h, no auditório da ETA, que abordará a experiência e os elos entre literatura e dança contemporânea, expressas na obra.
Os intérpretes-criadores José Isaac e Thiago Sampaio desenvolveram uma dramaturgia corporal que traduz em ação as imagens presentes nos poemas. “Trabalhar junto com a Cia do Chapéu está sendo gratificante, é uma grande oportunidade para o meu amadurecimento profissional enquanto artista. Partilhar o processo criativo com Thiago Sampaio é ter a certeza de que um olhar sensível se faz presente. Me sinto realizado com o que estamos produzindo”, destacou José Isaac.
A participação de Thiago Sampaio também marca seu retorno aos palcos. Para ele, o processo assume forte dimensão afetiva. “Participar deste trabalho é uma alegria imensa. É reencontrar a Cia do Chapéu viva e pulsante, mergulhar na poesia de Magno Almeida, realizar o desejo antigo de criar com José Isaac e, sobretudo, voltar aos palcos após uma década. É desafiador, mas profundamente instigante estar novamente diante do público”, afirma o intérprete-criador.
Palestra sobre literatura e dança contemporânea
A palestra “Do Texto ao Corpo: A Literatura como Disparador para a Dança Contemporânea”, que acontecerá no dia anterior ao espetáculo, contará com a presença dos artistas e do autor Magno Almeida. A atividade apresenta perspectivas sobre os processos criativos e reflete acerca do exercício de estabelecer relações entre linguagens artísticas tão distintas.
Sobre a Cia do Chapéu
A Associação Artística Cia do Chapéu, sediada em Alagoas, atua desde 2002 e vem construindo uma trajetória sólida nas artes cênicas. O grupo iniciou seu percurso com improvisações no centro de Maceió e, posteriormente, passou a produzir espetáculos, acumulando sete montagens em seu repertório como Alice!? (2006); Uma Noite em Tabariz (2009); e Tarja Preta (2014).
A Cia. é referência na articulação e no fortalecimento da classe artística local, atuando em projetos de formação, produção e difusão cultural. Atualmente compõe a Rede Pavio (Rede de Grupos de Teatro do Nordeste) e foi contemplada com o Programa Funarte de Ações Continuadas 2025.
Com mais de 20 anos de atuação, o grupo mantém parcerias contínuas com importantes instituições culturais, acumula diversas premiações, além de ter, em 2024, dois projetos contemplados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Em 2025, o projeto “Pelos Poros e Pequenos Apelos“ também foi selecionado pela PNAB Maceió, possibilitando a realização da montagem apresentada.
Serviços
Palestra: “Do Texto ao Corpo: A Literatura como Disparador para a Dança Contemporânea”
Data: 21 de novembro
Horário: 19h
Local: ETA – Escola Técnica de Artes, Auditório
Entrada: Gratuita.
Espetáculo: Pelos Poros e Pequenos Apelos
Data: 22 de novembro
Horário: 20h
Local: ETA – Escola Técnica de Artes, CÉU Toni Edson
Entrada: Gratuita, mas com ingresso disponibilizado pelo Sympla.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Anúncio
Estado deve lançar maior concurso público da história de Alagoas nesta terça-feira (28)
-
5Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h




