Roteiro cultural

Bienal do Livro: evento contará com mais de 700 autores, incluindo 200 escritores alagoanos

Por Lucas França 31/10/2025 14h04 - Atualizado em 31/10/2025 19h43
Bienal do Livro: evento contará com mais de 700 autores, incluindo 200 escritores alagoanos
Capitão do Penta, Cafu inspirou alunos na 10ª Bienal do Livro com autobiografia e palestra motivacional - Foto: Mariel Matias/Arquivo

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas 2025 começa nesta sexta-feira (31), a partir das 18h, no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá. O evento, promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contará com a participação de mais de 700 autores, incluindo 200 escritores do interior do estado, que estarão lançando ou relançando obras. A expectativa é receber entre 300 e 400 mil visitantes ao longo dos dez dias de programação, com entrada gratuita.

Entre as editoras confirmadas estão editoras universitárias do Nordeste, como Bahia e Pernambuco, integrando o estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal). O evento também valoriza a produção local, com editoras como Cesmac, Eduneal, Imprensa Oficial Graciliano Ramos, além de editoras do interior, como Performance e SWA Instituto, de Santana do Ipanema. Novidades incluem a presença de livrarias de outras regiões, como a Livraria das Perdizes, de São Paulo, a Livraria Imperatriz, do Recife, e a Livraria Jardim.

As já tradicionais editoras do evento, como Cortez, Boitempo, Paulus, Paulinas, Ciranda Cultural e Vozes, também estarão presentes, assim como a Editora Unesp, a Livraria Beabá, Novo Jardim Livraria e Café, Livraria Leitura e a Editora Kitembo, com o objetivo de multiplicar vozes negras. Obras da Companhia das Letras e outras editoras também estarão disponíveis nos estandes do Centro de Convenções.

A Bienal deve receber mais de 600 escolas de 80 municípios durante o evento, e pela primeira vez, escolas de Sergipe e Pernambuco também demonstraram interesse em participar. “Vamos receber escolas do dia 1º até o último dia, 9 de novembro, em todos os turnos. A procura é grande e devemos receber cerca de 30 ônibus de instituições por turno, principalmente pelo tema deste ano, Brasil e África, que desperta grande interesse em sala de aula”, explicou Cristiane Honorato, da comissão organizadora.

O evento promete consolidar-se mais uma vez como o maior e mais importante festival cultural e literário de Alagoas, reunindo autores, editoras e público em uma grande celebração da leitura e da diversidade cultural.