Roteiro cultural
Artesanato e identidade cultural de Maceió ganham destaque no São Paulo Fashion Week
Estilista contou com o apoio da Prefeitura de Maceió para levar as peças ao evento de moda

Maceió foi destaque no São Paulo Fashion Week 2025. A coleção “Povoado e Poesia” da Foz, marca do estilista maceioense Antonio Castro, levou à passarela, na última sexta-feira (17), uma grande celebração à moda e à cultura alagoana, com um DNA marcado pelo regionalismo e pelo artesanato local.
As peças trazem em sua essência bordados, rendedê e filé, além de crochê, trançado de palha e patchworks, confeccionadas com a participação de artesãos alagoanos. O estilista contou com o apoio da Prefeitura de Maceió para levar seu trabalho a um dos mais importantes eventos do calendário da moda mundial.
A iniciativa de promover a cultura e o patrimônio imaterial de Maceió integra um conjunto de ações coordenadas pela primeira-dama Marina Cândia, voltadas ao fortalecimento da economia criativa e à valorização do trabalho dos artesãos locais. A participação do estilista no São Paulo Fashion Week 2025 reforça o compromisso com o fortalecimento do artesanato, o estímulo ao turismo e o desenvolvimento da economia criativa, consolidando Maceió como um centro de referência cultural e de inovação.
Antonio Castro destacou a importância da valorização do artesanato maceioense e agradeceu o apoio. “Para além das praias magníficas que margeiam nossa cidade, é para dentro de Maceió onde se concentra muito da cultura popular, da gastronomia, da música do povo e, sem dúvida, do belíssimo artesanato. Fico muito lisonjeado e honrado de ter a Prefeitura comigo nesse momento, porque o meu trabalho é sobre ser maceioense, ser alagoano, é sobre a minha origem”, afirmou.
A marca Foz carrega em seu DNA a celebração à moda e à cultura alagoana, com peças que valorizam bordados, rendedê e filé, além de crochê, trançado de palha e patchworks.
Mais lidas
-
1Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
2Talento
Policial militar de Alagoas dá cores aos sentimentos por meio da pintura
-
3'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
4True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'
-
5Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG