Roteiro cultural

Cheiro de Calcinha ganha projeção nacional no The Town com homenagem dos Inocentes

Em apresentação histórica, integrante de um dos maiores nomes do punk nacional leva para o palco do festival a bandeira da cena underground de Alagoas

Por Thayanne Magalhães 08/09/2025 07h25 - Atualizado em 08/09/2025 07h31
Cheiro de Calcinha ganha projeção nacional no The Town com homenagem dos Inocentes
Cheiro de Calcinha é exaltada no The Town por integrante dos Inocentes - Foto: Reprodução

O rock alagoano alcançou, neste domingo (7), um dos maiores palcos do país. Durante o show de Supla com a banda Inocentes, no festival The Town, em São Paulo, o baixista do grupo, Anselmo Carlucci, subiu ao palco vestindo a camisa da banda Cheiro de Calcinha, referência do punk em Alagoas. O gesto simbólico, transmitido para todo o Brasil, foi celebrado como um marco para a cena musical do estado.

Fundada em Maceió, a Cheiro de Calcinha consolidou-se no underground como uma das bandas mais irreverentes e consistentes do punk alagoano, levando mensagens de contestação e energia crua às suas composições. Já os Inocentes, formados nos anos 1980, são considerados uma das principais referências do punk nacional, ao lado de nomes como Ratos de Porão, Cólera e Garotos Podres. A reunião no The Town, em plena tarde de domingo, reuniu gerações e reafirmou a força do gênero no país.

Para Lobão, vocalista da Cheiro de Calcinha, o momento foi de emoção e orgulho. “É um momento histórico para a nossa cena. Ver um integrante de uma das maiores bandas de punk rock nacional, os Inocentes, usando a camisa de uma banda alagoana no palco do The Town é motivo de muito orgulho. Eu estou muito feliz e emocionado com essa homenagem”, disse.

O cantor destacou ainda o impacto simbólico do gesto. “Isso mostra que o punk rock continua vivo, solidário e com espírito de união. A gente sempre lutou para colocar Alagoas no mapa do rock nacional e hoje essa ponte foi construída de um jeito muito bonito. O Brasil inteiro assistiu e reconheceu a Cheiro de Calcinha através desse gesto”, afirmou.

A performance reforçou o peso dos Inocentes como ícone de resistência cultural e, ao mesmo tempo, abriu espaço para que a Cheiro de Calcinha fosse vista por um público muito mais amplo. Para Lobão, o domingo ficará marcado como uma conquista coletiva. “Foi um presente para todos nós. O The Town é um festival gigante, transmitido para o mundo inteiro, e ter a Cheiro de Calcinha representada ali, mesmo que de forma simbólica, já é um marco. Só temos a agradecer pelo carinho e pelo reconhecimento”, finalizou.