Roteiro cultural

Com apoio do Estado, intervenção urbana “Alagoane-se” celebra ancestralidade e identidade alagoana

Por Daniel Borges / Ascom Secult 22/04/2025 12h20
Com apoio do Estado, intervenção urbana “Alagoane-se” celebra ancestralidade e identidade alagoana
Performance destaca raízes afro-alagoanas em ato simbólico entre o Centro e o Vergel - Foto: Divulgação

A capital Maceió receberá, no próximo sábado (26), a intervenção performática “Alagoane-se”, idealizada e interpretada pelo artista Mayko Jeizo, que convida o público a um mergulho sensível nas raízes e ancestralidades de Alagoas.

A apresentação tem início às 9h, no Centro de Maceió, e segue para a Orla Lagunar do Vergel, às 11h. Combinando teatro, dança, batuque e referências às religiões de matriz africana, o espetáculo é inspirada na simbologia da Lagoa Mundaú, espaço sagrado para muitas comunidades tradicionais.

A obra conta ainda com a colaboração de artistas e técnicos como Osvaldo Vila Nova (produção), Kaiky Tenório (figurino e maquiagem), Danyel Bezerra (sonoplastia), Karoliny Cerqueira e Daniel Ricardo (registro fotográfico), Luiz Santos (identidade visual), e tem acessibilidade garantida pelo Espaço Desenvolver.

A iniciativa é realizada com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

“O projeto é um convite ao reconhecimento das nossas raízes, da beleza do nosso povo e da força que nos move como alagoanos. Com apoio do Governo do Estado, a arte está ocupando as ruas para exaltar quem somos, com respeito à nossa ancestralidade e às tradições que resistem e florescem todos os dias", disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

SERVIÇO

Alagoane-se – Intervenção performática

Data: 26 de abril de 2025 (sábado)

Horário: 9h (Centro de Maceió) | 11h (Orla Lagunar do Vergel)

Acesso gratuito