Roteiro cultural
Mundaú Lagoa Aberta Meio Ambiente e Cultura Viva realiza sua 41ª edição
Movimento dos Povos das Lagoas é contemplado em edital Sérgio Mamberti e se torna o primeiro Ponto de Cultura de Coletivos de Alagoas
Neste mês do Meio Ambiente, o debate “A Realidade dos Povos Tradicionais e Periféricos de Maceió contra o Racismo Ambiental e na Luta por Justiça Climática" e uma apresentação sobre a Política Nacional Cultura Viva estarão como foco do Mundaú Lagoa Aberta. O 41° Mundaú Lagoa Aberta Meio Ambiente e Cultura Viva acontece neste domingo (2), a partir das 14h, no Monumento do Milênio, localizado no bairro Vergel do Lago, em Maceió.
Abordar temas como racismo ambiental e justiça climática é essencial para destacar como comunidades periféricas e povos tradicionais são desproporcionalmente afetados e em debates como este é possível promover reflexão em busca de equidade e justiça. Para o Gestor Socioambiental da APA de Santa Rita, Integrante do MTD - Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Por Direitos e da Startup Enxame REDD (+), Alonso Calheiros, “o Mundaú Lagoa Aberta tem um papel de proporcionar um debate propositivo na pauta ambiental, reunindo a academia, ONGs e indivíduos que pensam e transformam a cidade. Maceió é um ‘ninho de cobras’, já dizia o saudoso Lêdo Ivo. Hoje temos uma cidade inflada, com sua região metropolitana passando pelo maior crime socioambiental em área urbana em curso no mundo, e ao meu ver e acompanhamento o Caso Braskem, existe uma omissão enorme dos poderes constituídos e dos órgãos de controle ambiental. São nesses espaços democráticos e através da troca de expertises que catástrofes como essa podem ser pensadas e melhor remediadas.”
Considerando a importância fundamental do tema para marcar o Mês do Meio Ambiente a proposta é aliar as discussões de demandas locais do que afeta as populações tradicionais de pescadores e marisqueiras da região, com discussões coletivas sobre a cidade que passa pelo crime da exploração predatória da empresa Braskem e seus efeitos na região, especialmente entre os mais vulneráveis, que sempre são os mais afetados pelos danos ao ecossistema.
Em uma conquista significativa para a sociedade civil organizada e os movimentos sociais, anunciamos com entusiasmo que fomos contemplados e reconhecidos como Ponto de Cultura, sendo o primeiro formado por coletivos no estado de Alagoas e atuando com cadeias produtivas no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba. Este reconhecimento afirma o compromisso do Movimento com a promoção da cultura, justiça social e ambiental em nossa comunidade.
A Política Nacional de Cultura Viva é uma política pública de Estado gerida de forma compartilhada pelo MinC em parcerias intergovernamentais e com governos estaduais, distrital, municipais, grupos e instituições culturais, gestores e produtores culturais e sociedade civil. Seu objetivo é articular, capacitar e fomentar ações realizadas por entidades, coletivos e agentes culturais em suas comunidades, bem como apoiar, valorizar, reconhecer, dimensionar e divulgar as culturas e os fazeres culturais em seus diferentes territórios. É o programa que garante a diversidade do nosso povo, promovendo a cultura local e respeitando todos os povos.
Anna Rodrigues, Coordenadora substituta do Escritório Estadual do Ministério da Cultura, destaca a relevância do programa: “O programa cultura viva é a política de governo mais democrática e ampla do Ministério. Nossa terra Alagoas é agraciada de povos lutadores que mantêm a cultura viva e vibrante no Estado. E aqui estamos nós na resistência desses povos que sobrevivem e amam a Lagoa. Uma honra fazer parte deste programa no MinC renovado e potente. Uma honra ser do Estado que luta pela cultura de seu povo!”. Além de Anna Rodrigues, estarão presentes outros servidores do Escritório Estadual MinC em Alagoas CEEAL como Marco Vezzani e Ellen Carvalho.
Ressaltando a relevância do projeto, Márcio Adriano, um dos coordenadores do projeto aprovado no Edital Sérgio Mamberti e morador da comunidade afirma: “Como morador do complexo lagunar Lagoa Mundaú e Manguaba, é um privilégio no sentido de ter dois ecossistemas naturais importantes capazes de alimentar mais de 200 mil pessoas por mais de cinco décadas, pulsando cultura e identidades ao longo da história. Acredito que o Movimento dos Povos das Lagoas, por meio de seu Ponto de Cultura aprovado no Cultura Viva, emerge como espaço de transformação da realidade local, a partir de coletivos existentes, fruto de uma resistência, que, consolida-se através da democracia, posto que a cultura precisa da democracia para se ampliar, e a democracia precisa da cultura para se consolidar.”
Programação:
Apresentação da Política Nacional Cultura Viva
A abertura do evento contará com a apresentação da Política Nacional Cultura Viva, conduzida pelo Grupo de Trabalho (GT) de Produção e Comunicação do Movimento dos Povos das Lagoas e Anna Rodrigues, representante do Escritório Estadual do Ministério da Cultura (MinC) CEEAL.
Roda de Diálogos "A Realidade dos Povos Tradicionais e Periféricos de Maceió contra o Racismo Ambiental e na Luta por Justiça Climática".
Mediação: Startup Enxame REDD (+) e Instituto IDEAL
Participações:
Escritório do MinC/AL - CEEAL
Projeto Erê - Marcos Vinicius e Andreina
MTD - Jéssica Guimarães e Luana Coelho
MAM - Rikartiany Cardoso e Neirevane Nunes
MUVB - Cássio Araújo e Mauricio Sarmento
Coletivo Acotirene - Alagoas - Thayse Mello
Pescador Sr. Mato Grosso e Mestre Bida
Marisqueiras Dona Edna e Comunidade da Muvuca SEMARH
Cultura Reggae Alagoas - Dilton Peixoto
Instituto Vale do Sol - Diana Aleixo
Bancada Negra - Sérgio Santos
Vereador Valmir
Ensaio aberto
Arteiro/Projeto Erê
Capoeira Engenho Velho
Grupo Brega Funk - Lagoa Mundaú
Serviço:
Evento: 41° Mundaú Lagoa Aberta Meio Ambiente e Cultura Viva
Data: 02/06/2024
Horário: A partir das 14h
Local: Monumento do Milênio, Vergel do Lago, Maceió/AL
Assessoria de Imprensa: 82 98220-3194 / 82 98849-2085
Realização:
- Movimento dos Povos das Lagoas
- Cultura Viva
- MinC
Coordenação geral:
- Keka Rabelo
Coordenação técnica:
- IDEAL
- SINBIBLIO
- Nois Q Faiz
GT Memória, Produção e Comunicação Mov Lagoas
- Quintal Cultural
- Erê
- Nosso Lar
- Aqui Fora
- Enxame +
- Instituto Ecomanguaba
- Sambacaitá
- Blog da Sakura
- Capoeira Engenho Velho
- Portal de Maceió
- Rede Criativa dos Empreendedores das Favelas
- Instituto Vale do Sol
- Cultura Reggae Alagoas
- MTD
- Massapê
Coordenação de comunicação:
- AGERP/Ufal
- Bureau de Comunicação
- Ufal
Incentivo Cultural:
- Semarh / Governo de Alagoas
- CUT
- Frente Popular Brasil
- PT Cultura
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Briga de gigantes
Velozes e Furiosos 11 pode entregar uma das melhores cenas de Dominic Toretto