Roteiro cultural

Livro “Canto Gregoriano: teoria e prática na liturgia” será lançado dia 27

Parte da venda da obra do doutor em música Clayton Dias será destinada para campanha de aquisição do órgão da Catedral de Maceió

Por Maria Salésia/Assessoria 23/04/2024 11h32 - Atualizado em 23/04/2024 12h17
Livro “Canto Gregoriano: teoria e prática na liturgia” será lançado dia 27
Doutor em música e maestro do Coro da Arquidiocese de Campinas (SP), Clayton Dias - Foto: Divulgação

Dos dias 25 a 28 de abril, a Arquidiocese de Maceió realiza o I Encontro Alagoano de Música Sacra. O evento é destinado a grupos de canto, corais, ministérios, instrumentistas, padres e seminaristas e aos demais públicos envolvidos com a música litúrgica em Alagoas. Dentro da programação, acontece o lançamento do livro “Canto Gregoriano: Teoria e Prática na Liturgia”, do Doutor em música e maestro do Coro da Arquidiocese de Campinas (SP), Clayton Dias. Primeiro livro completo sobre o gênero em língua portuguesa, pode ser adquirido no sábado, 27, no Auditório do Colégio Madalena Sofia às 16h30, e depois na Catedral de Maceió.

Dias também é o perito responsável pela tradução brasileira da edição musical da 3ª edição típica do Missal Romano. Produzido pela Editora Benedictus, o livro chegou ao mercado para preencher uma lacuna do gênero. Com prefácio do professor-doutor Giovanni Conti, a publicação conta com 236 páginas e pode ser adquirida no valor de R$ 50,00.

Capa do Livro (Foto: Divulgação)



Vale ressaltar que os três dias de encontro serão ministrados pelo professor Clayton Dias, pelo e vigário da basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte (CE), padre Filipe Gonçalves Macedo.

Nestes dias estarão em pautas temas como: a música sacra, a música religiosa e a música litúrgica. Além da formação sobre a tradução brasileira da 3ª edição típica do Missal Romano, o canto do celebrante e o canto gregoriano. Haverá, ainda, duas mesas redondas: uma a partir da pergunta "Quem canta, reza duas vezes?”, discussão motivada pelo Ano da Oração convocada pelo Papa Francisco, em preparação ao Jubileu de 2025. A mesa contará com a participação do Arcebispo Metropolitano, Dom Beto Breis, do Pe. Marcio Machado, do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e do Pe. Elison Silva, pároco da catedral e membro da Academia Maceioense de Letras.

A segunda mesa será sobre saúde e técnica vocal para o canto, com debate entre o maestro Luciano Peixoto, a cantora lírica Claudinette Lima, a médica Roberta Lays e o mestre de capela da Catedral de Maceió, Diego Lima.