Roteiro cultural
Gratuito, 2º Festival de Cinema de Arapiraca lança programação oficial; confira site
A cidade de Arapiraca, conhecida por sua riqueza cultural e vibrante cenário artístico, está pronta para mais uma jornada cinematográfica com o lançamento oficial da aguardada 2ª edição do Festival de Cinema de Arapiraca.
O evento, que ocorrerá entre os próximos dias 13 e 17 de setembro, promete levar o público a uma imersão completa na Sétima Arte com exibição de filmes em mostras competitivas, oficinas, painéis de debates e masterclasses.
Organizado pelo Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI), o Festival é inteiramente gratuito, tornando assim a experiência cinematográfica acessível a todos(as).
O lançamento oficial da programação aconteceu no Pub Taverna Beer neste sábado (2), com a presença de diversos representantes da imprensa local, incluindo portais de notícias, emissoras de TV, jornais e rádio, além de influenciadores digitais regionais e a assessoria do deputado estadual Ricardo Nezinho, um grande entusiasta do audiovisual com a série documental “Raízes de Arapiraca”.
A programação completa do Festival pode ser conferida no site oficial do evento, em festivaldecinemadearapiraca.com.br, onde os interessados(as) podem explorar as diversas atividades oferecidas, desde a exibição de filmes até oportunidades de aprendizado e discussões profundas sobre o mundo do cinema — para participar das oficinas, mesas de debates e masterclasses, é necessário inscrição via site.
Segundo os organizadores, cada sessão terá acomodação para 226 lugares. A sala de cinema comportará exibições de curtas-metragens todos os dias do Festival, incluindo uma Mostra Infantil.
Para garantir o seu assento, a entrega dos ingressos se iniciará no Cinesystem sempre a partir das 17h. Todas as sessões das mostras competitivas ocorrerão pontualmente às 19h.
ABRINDO PORTAS
Uma das grandes atrações da abertura do evento, marcada para o dia 13 de setembro, é a exibição do filme “Mais Pesado É o Céu”, que recentemente conquistou quatro prêmios no Festival de Gramado. O festival também contará com a presença da talentosa atriz Ana Luíza, que participará da celebração.
Outro ponto de destaque no evento de lançamento foi a revelação da presença de convidados especiais, que incluem o diretor Fernando Coimbra, responsável por dirigir Henry Cavill no filme “Castelo de Areia”, e o ator alagoano Erom Cordeiro. Ambos participarão da mesa de discussão intitulada “A Construção Fílmica: roteiro, direção e atuação”, prometendo compartilhar suas experiências e insights valiosos com o público agrestino.
Aproveitando a deixa sobre “construção”, Wagno Godez, um dos organizadores do evento, pontuou que tudo é um processo coletivo e de parcerias. Como o próprio cinema.
“Os filmes fazem a leitura do nosso tempo, um registro de memória e autoconhecimento. Essas peças audiovisuais têm um valor de produção simbólica muito grande. E quando fazemos isso de forma conjunta, tudo ganha mais brilho, cor e intensidade. Agradecemos os nossos parceiros e apoiadores culturais e igualmente à imprensa, todos muito importantes nesse processo, para que a cultura chegue a cada vez mais pessoas da nossa região. Vamos repetir o que fizemos no ano passado, com ainda mais excelência”, diz Wagno, após apresentar um panorama detalhado do audiovisual no município.
O Festival é uma realização do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI), por meio da Associação de Artistas de Massaranduba (AAMA), sendo produzido pela Arte Camaleão, em parceria com a Filmes de Bananola. O patrocínio é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL); da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude; e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. O Projeto Paradiso Multiplica entrou este ano como parceiro, e o Sesc Alagoas, Alagoar, Clube 42, Vila Vinil e Pub Treze como apoiadores culturais.
Esta 2ª edição dispõe, ainda, de recursos do VI Edital de Incentivo à Produção Audiovisual de Alagoas – Prêmio Pedro da Rocha.
CONSOLIDAÇÃO
“Ano passado, todas as sessões da edição-piloto do Festival de Cinema de Arapiraca estavam lotadas. Foi lindo de ver! Com a chegada de novos editais — incluindo o Edital Paulo Gustavo —, um grande montante será direcionado ao audiovisual local. Então deixo uma sugestão de antemão aos realizadores: é provável que, em 2024, haja uma ‘Mostra Arapiraca’ pela primeira vez, com número considerável de produções recentes dos cineastas da nossa terra. É maravilhoso este movimento que está acontecendo aqui em nossa cidade! A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, sempre apoiará investidas como essa, que colocam o povo agrestino no enfoque”, ressalta Januário Leite, secretário-adjunto de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca.
Presente no evento de lançamento no Pub Taverna Beer, o colunista social Harold Marques acredita que Arapiraca está sempre no pioneirismo no Agreste alagoano, saindo à frente quando o assunto é Arte.
“Essa é mais uma semente plantada à sombra da nossa Arapiraca. Parabéns pelo aspecto de vanguarda que o Festival carrega, com essa vasta programação de muito bom gosto”, ressalta, que é amante da Sétima Arte.
De fato, a realização de um festival audiovisual de grande porte como este em Arapiraca é de suma importância. Além de promover a cultura cinematográfica, ele também oportuniza o público a vivenciar produções locais nas telonas do Arapiraca Shopping, criando uma plateia cativa e cultivando um gosto estético pelo cinema.
“O que almejamos é investigar o que a gente é enquanto povo. O cinema nos ajuda a pensar Arapiraca! E temos ainda muitas histórias para contar. É isso o que nos motiva e impulsiona, cada vez mais, para entregar um Festival de qualidade, democrático e com a cara do Agreste”, conclui Leandro Alves.
Assim, à medida que a cidade continua a ascender em seu potencial na área audiovisual, eventos como o Festival de Cinema de Arapiraca desempenham e desempenharão um papel fundamental na consolidação desse crescimento, ao mesmo tempo que celebram a magia do cinema, a magia da floração dessa árvore-cidade.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano