Roteiro cultural

Edufal lança obras sobre autores que marcaram a formação e a história alagoana

Lançamento ocorreu na última quinta-feira (17), no estande da Imprensa Oficial, durante a Bienal

Por Jamerson Soares / Ascom Ufal 19/08/2023 18h42 - Atualizado em 19/08/2023 20h28
Edufal lança obras sobre autores que marcaram a formação e a história alagoana
Diretor-presidente da Imprensa Oficial, Mauricio Bugarim; professora Rosaline Mota (Fapeal), o reitor Josealdo Tonholo; o diretor da Edufal, Ivamilson Barbalho e Patrycia Monteiro, da Imprensa Oficial - Foto: Renner Boldrino / Ascom Ufal

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) participou, na quinta-feira (17), do lançamento das coleções Raízes das Alagoas e Legado, que ocorreu durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. As obras também contam com parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

A mesa de hora foi composta por Joaldo Cavalcante, secretário de comunicação do governo de Alagoas, representando o governador Paulo Dantas; Josealdo Tonholo, reitor da Ufal; o diretor da Edufal, Ivamilson Barbalho; o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes; e o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Maurício Bugarim.

Em sua fala, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo agradeceu a presença dos familiares e amigos dos autores e destacou o importante papel da Universidade e dos leitores na difusão da literatura e da pesquisa produzida no estado.

O diretor-presidente da Imprensa Oficial, Mauricio Bugarim; a professora Rosaline Mota (Fapeal), o reitor Josealdo Tonholo; o diretor da Edufal, Ivamilson Barbalho e Patrycia Monteiro, da Imprensa Oficial

“Gostaria de cumprimentar não só as nossas mulheres autoras, mas cada um dos nossos autores extraordinários, e os extraordinários leitores que prezam pela educação, pela ciência, pela tecnologia, como uma forma de transformar esse estado. Que a gente possa ter cidadania plena, ser mais acolhedor, e que a gente possa diminuir as nossas muitas desigualdades. Educação transforma, leitura transforma, e a Bienal vai trazer diferença para o alagoano”, declarou.

Para Ivamilson Barbalho, foi uma grata satisfação lançar junto com a Imprensa títulos importantes que estimulam a formação e a compreensão de Alagoas. Ele disse ainda que a equipe da Editora se sente privilegiada pela parceria construída com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

“Os nossos agradecimentos ao pessoal da Imprensa Oficial, em especial à Patrícia, que nos convidou. Tivemos o apoio do professor Cícero Péricles e do diretor Maurício Bugarim. É nesse sentido que a Edufal se coloca na divulgação de grandes títulos que fortalecem o pensamento e a formação da intelectualidade alagoana”, afirmou Ivamilson Barbalho.

Representando o governador Paulo Dantas, o secretário de Comunicação do estado, Joaldo Cavalcante, destacou que foi uma honra estar com pessoas importantes para o estado homenageando os profissionais de comunicação, autores e familiares. Ele também classificou o evento como a “Bienal da retomada”.

“Esse é um momento efetivamente histórico para todos nós porque é um momento que a gente reafirma uma identidade e aquele sentimento de pertencimento, tanto conhecimento sendo posto à disposição da sociedade. Essa é a Bienal da retomada, depois de todo esse contexto sanitário e político que passamos”, disse o secretário.

Joaldo Cavalcante também apontou que mais de 60% dos municípios alagoanos estiveram presentes no evento, como também complementou que houve um registro de R$ 5 milhões de vendas de títulos até o momento. Leia mais sobre o tema aqui.

Sobre as coleções lançadas

Raízes das Alagoas e Legado são coleções que resgatam a história e a trajetória dos contextos sociopolíticos e culturais de Alagoas, por meio de obras de autores do passado.

Escritores que fizeram história e marcaram os tempos com seus textos, a exemplo de Abelardo Duarte, com o livro “Ladislau Netto”; Félix Lima Júnior, com a obra “A Escravidão de Alagoas”; o professor Luiz Sávio de Almeida, com o “Notas Sobre Poder: Operários e comunistas em Alagoas”.

E ainda tivemos mais: Manuel Diegues Junior, com “O bangüê nas Alagoas: traços da influência do sistema econômico do engenho de cana de açúcar na vida e na cultura regional”; Alfredo Brandão, em “Os Negros na História de Alagoas”, entre outros.

Família de autores presentes

Na ocasião, os familiares dos autores marcaram presença. Entre eles estavam a filha, a neta e o bisneto do escritor Manuel de Avelar, autor do livro “General Goes Monteiro”, o comandante do destino, que faz parte da coleção Raízes das Alagoas.

A neta do autor, Isabela Avelar contou que mora nos Estados Unidos há 20 anos e só veio para o Brasil para participar do lançamento da coleção. Ela também disse que ficou muito satisfeita ao saber e ver que colocaram novamente obras de seu avô.

“Vim especificamente para este evento. Eu tenho uma versão bem antiga desse livro, de 1949, com a dedicatória do meu avô. Foi emocionante e fantástico estar aqui. Romeu era um homem do mundo, mas amava as raízes alagoanas dele, tinha muito orgulho. Acho que ele se fez presente aqui em espírito”, disse Isabela.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro segue até o dia 20 de agosto, sempre das 10h às 22h, no Centro Cultural de Convenções Ruth Cardoso. Lembramos que a entrada é franca. Para conhecer com antecedência a programação completa, visite o site do evento e siga-nos nas redes sociais: @bienaldealagoas: no Threads, no Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas no perfil do Flickr.