Roteiro cultural

Cinema Verde: três artistas criam ilustrações para a 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano

Por Assessoria 18/08/2023 16h42 - Atualizado em 19/08/2023 16h09
Cinema Verde: três artistas criam ilustrações para a 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano
Em 2021, a mostra também abriu uma uma convocatória do mesmo tipo - Foto: Divulgação

A Mostra Sururu de Cinema Alagoano está de cara nova! As ilustrações que vão estampar a nova identidade visual da 14ª edição são mérito de três talentosas artistas visuais de Alagoas: Nathália Ursa, Thayná Vasconcelos e Iel Ferreira.

As ilustrações são fruto de uma convocatória da Mostra Sururu, voltada para artistas visuais mulheres (cis ou trans) ou homens trans. Após uma curadoria de portfólios feita pela produção da mostra, as artistas Nathália, Thayná e Iel foram selecionadas para criarem as ilustrações que seguirão a Mostra Sururu até dezembro deste ano.

A Ilustração da Natália Ursa estampa a Mostra Oficial, com a mostra competitiva de curtas e clipes. A ilustração da Thayná estampa o “Mercado da Produção” — espaço que integra as atividades da mostra, com ações de formação e debates. E a Ilustração da Iel estampa a Mostra Sururu Itinerante, espaço com exibições de filmes que participaram das edições anteriores.

Em 2021, a mostra também abriu uma uma convocatória do mesmo tipo, período em que as artistas visuais Ana Noronha, Melina Farias e Víscera criaram as ilustrações da identidade visual da 12ª edição.

A Mostra Sururu escolheu a cor verde para simbolizar sua 14º edição. Segundo Renah Berindelli, produtora executiva da mostra — “Ao trazer essa cor para o centro da comunicação da 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, semeamos a importância de preservar e valorizar nosso ambiente, reconhecendo o poder transformador do cinema como uma forma de conscientização e inspiração para a proteção do meio ambiente, por exemplo. O verde também simboliza esperança, renovação, crescimento, acessibilidade, e reforça o compromisso da Mostra Sururu em promover o amadurecimento e o fortalecimento do cinema alagoano, num convite para que todas as pessoas se unam em torno dessa grande celebração.", explica Renah.

A 14ª Mostra Sururu é uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL), com produção da Sambacaitá, patrocínio do Governo de Alagoas - Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, apoio cultural do Sesc Alagoas e Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e com parceria do Alagoar, do Cine Arte Pajuçara, da Cardume e da Permear Acessibilidade.

Conheça as três artistas selecionadas:

Nathália Ursa: é artista visual e ilustradora, matogrossense-alagoana. Sua carreira vem sendo construída a partir do graffiti, das artes visuais e do design, com a arte inspirada nos letterings Wildstyle, nas cores do Pop Art, e geralmente representa mulheres, a natureza, nossos ancestrais e algumas psicodelias. Iniciou no graffiti em 2011 e na ilustração digital em 2015.

Thayná Vasconcelos: tem o desenho como estudo, ofício e meditação. Alagoana, ilustradora autodidata e observadora por natureza, é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e encantou-se pelas mais diversas formas de contar histórias, tendo como principal objetivo humanizar narrativas e mostrar que nada é trivial. Usa técnicas tradicionais, como aquarela, lápis de cor e colagem, para criar metáforas visuais através de temas oníricos, dos regionalismos, das coisas existentes e inexistentes.

 Desde 2021, desenvolve e publica projetos criativos, entre os quais estão histórias em quadrinhos, capas de revistas e livros.

Iel Ferreira: É artista plástica e trans não-binarie. Com sua arte, ela representa as partes dolorosas da vida, vistas de perspectivas que permeiam diferentes corpos vivendo no mesmo mundo.