Roteiro cultural

Escritor e poeta cordelista lança livro ‘Aquarela Alagoana’ na Bienal Internacional em Maceió

Por Tribuna Hoje 10/08/2023 10h54
Escritor e poeta cordelista lança livro ‘Aquarela Alagoana’ na Bienal Internacional em Maceió
A Obra é uma homenagem a personalidades que contribuíram e contribuem para a formação cultural no estado - Foto: Reprodução

Radicado em São Paulo, desde de 1982, João Gomes de Sá - escritor alagoano e poeta cordelista, de Água Branca, alto sertão do estado participa da 10ª Bienal Internacional do Livro em Maceió, para lançar no próximo sábado (12), sua mais recente construção literária, em versos cordelianos "Aquarela Alagoana - antologia afetiva".

De acordo com João Sá, o livro é uma homenagem a personalidades alagoanas que contribuíram e contribuem para a formação cultural de Alagoas, trazendo uma narrativa em versos rimados e metrificados.

“Retrato meu carinho e gratidão a personas gratas alagoanas da minha época de estudante do curso de letras, e aí viajo pelo movimento estudantil, pelo Folclore e sobretudo pela literatura alagoana”, destacou o autor.

Ainda conforme o escritor, o livro vem com as primorosas ilustrações do professor arquiteto e aquarelista Eduardo Bastos e trata-se de uma edição limitada. A Editora é a Companhia do Cordel Edições/SP.

Sobre o autor

João Sá é formado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. É professor de Português, xilogravurista, cordelista e folclorista. Utilizando elementos da cultura popular, escreveu e editou Ressurreição do boi, Canto guerreiro e Meu bem-querer e os cordéis A briga de Zé Valente com a Leide Catapora e A luta de um cavaleiro contra o Bruxo Feiticeiro, Alice no Pais das maravilhas em Cordel, O Auto do Boi Encantado e muitos outros títulos.

já trabalhou na Funarte, no Museu de Antropologia e Folclore Dr. Théo Brandão, momento em que de fato conheceu as manifestações de cultura espontânea de seu povo. E é por isso que, volta e meia, o que escreve revela a influência do folclore da região.

BIENAL

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com patrocínio do Sebrae e apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio da Natura e do Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

O maior evento cultural e literário de Alagoas acontece de 11 a 20 deste mês, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió, aberta ao público gartuitamente. Acompanhe também pelas redes sociais do evento: @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.