Roteiro cultural
Alunos se aventuram em obras literárias durante o Festival Sesi de Arte e Cultura
Os personagens, cenários e até os sabores contidos em várias obras literárias ganharam o mundo real nas mãos dos estudantes das escolas Sesi Cambona e Sesi Senai Benedito Bentes. As escolas promoveram o Festival Sesi de Arte e Cultura no último sábado, 15, com as turmas do ensino fundamental. No próximo dia 22, será a vez dos alunos do ensino médio mostrarem o seu talento.
Nas unidades de ensino, a garotada soltou a criatividade no evento aberto ao público, com apresentações, encenações baseadas em livros como "Alice no País das Maravilhas", "O Mágico de Oz", obras de escritores como Ariano Suassuana, além de comercializarem pratos feitos com base em temas literários.
Maria Clara, do 8º ano "A" da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, aprovou a iniciativa. Ela disse que já gosta muito de ler e o Festival Sesi de Arte e Cultura estimula o aprendizado de uma maneira diferente. "É muito legal porque eu posso me aventurar [nas obras literárias] sem sair da escola", afirmou.
Mãe do Vinícius Alves, do 7º "A", Edna Conceição da Silva Sá ficou impressionada com o processo de aprendizado durante a preparação e a realização do evento. "Eu estou encantada com todo o processo que eles estão fazendo, com a pesquisa que fizeram antes para entenderem o período [Vitoriano, em que se passa "Alice no País das Maravilhas"], o processo de organização, da culinária e da peça. Estou maravilhada!", exaltou.
A diretora da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, Alessandra Damacena, comemorou o sucesso do Festival Sesi. Segundo ela, o principal objetivo é movimentar os estudantes dos ensinos fundamental e médio em torno da literatura. Ela destacou a riqueza das obras abordadas durante o evento.
A riqueza de conteúdos eleva o aprendizado para além da literatura. "A gente trabalha para que eles desenvolvam suas habilidades, suas competências, a socialização em torno das obras que nós apresentamos aqui. A ideia é fazer com que eles se desenvolvam através da leitura", disse.
A diretora da Escola Sesi Cambona, Dayse Teixeira, conta que o Festival Sesi de Arte e Cultura é a materialização de muitas semanas de trabalho em equipe para os alunos apresentarem, aos familiares e amigos, as obras literárias através da arte expressa de diversas formas.
"No percurso desse rico projeto, os alunos despertam o interesse pela leitura, descobrem o fascínio do mundo literário, ampliam o repertório cultural, desenvolvem diversas habilidades das áreas do conhecimento envolvidas e, também, habilidades socioemocionais", destaca.
Mais lidas
-
1Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
2Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
-
5Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil




