Roteiro cultural

Made in Candeal: Timbalada será a grande atração do Bloco Caveira, em fevereiro de 2023

Por Assessoria 01/11/2022 15h02
Made in Candeal: Timbalada será a grande atração do Bloco Caveira, em fevereiro de 2023
Made in Candeal: Timbalada será a grande atração do Bloco Caveira, em fevereiro de 2023 - Foto: Assessoria

Os frenéticos e contagiantes tambores da Timbalada vão invadir a orla mais bonita do Brasil, no dia 4 de fevereiro, em mais um desfile do Bloco Caveira. A festa promete marcar as prévias carnavalescas da capital alagoana, arrastando milhares de pessoas na Praia de Pajuçara.

Fenômeno que nasceu na década de 90, com Carlinhos Brown, e se tornou um dos mais importantes nomes da cultura afro-brasileira, do Candeal Pequeno de Brotas para o mundo, a Timbalada é marcada por jovens que dançam e tocam ao som de uma percussão diferente e cheia de suingue.

A banda começou sua história em 1991, entre arranha-céus e as ruas enladeiradas e sem asfalto do bairro do Candeal, onde, todo domingo, o impacto vindo das mãos de centenas de percussionistas imprimia suas primeiras batidas naquele bairro no meio de Salvador. De lá pra cá, o “cacique Brown”, com seu timbal, envolveria uma legião de seguidores, que ganharam o nome de timbaleiros.

Hoje, já são três décadas de inovação, resultado de experiências das mais variadas nuances sonoras e muita humanidade na trajetória, de transformação dentro e fora do seu bairro de origem, e nas inúmeras vidas que foram impactadas ao longo do processo. E, ao longo de 30 anos, a Timbalada coleciona sucessos, dezenas de discos gravados e centenas de integrantes em sua história.

Uma das estrelas do grupo, o cantor Denny Denan, após cinco anos em carreira solo, retornou à banda liderada por Brown, e agora se prepara para comemorar seu aniversário de 30 anos. Ele está dividindo os vocais com Buja Ferreira, que é músico e compositor, e já estava há quatro anos cantando na banda.

Repertório


Para o dia 4 de fevereiro, a Timbalada promete um grande desfile e, claro, comandar a festa ao som dos seus maiores sucessos. Além de “Viva Lá Vida”, o mais recente hit da banda e que já está disponível em todas as plataformas de streaming, canções que marcaram época, a exemplo de "A Minha História", "Mimar Você", “Beija-Flor”, “Água Mineral”, “Ashansu” e “Margarida Perfumada” farão parte do set list que animará o Bloco Caveira 2023.

O Caveira


Foi num desfile emocionante e com um mar de gente que tomou conta da orla de Maceió que o Bloco Caveira marcou a sua volta à avenida. Estimativas oficiais apontaram para mais de 15 mil foliões nas ruas, que cantaram e dançaram ao som da artista baiana Márcia Freire, em 8 de fevereiro de 2020. O sucesso da festa mostrou a consagração desse bloco, que, mesmo após 15 anos de pausa, permaneceu vivo na memória afetiva do povo de Alagoas.

Os empresários Augusto Marques e Sérgio Feitosa, organizadores do bloco, acreditam que, para 2023, o Caveira fará um desfile ainda mais grandioso, arrastando um número bem maior de pessoas ao longo da Praia de Pajuçara.

Serviço:

Evento: Bloco Caveira
Local: Orça da Praia de Pajuçara
Dia: 4 de fevereiro de 2023
Ingressos: R$ 152,00
Vendas: www.uniqueingressos.com.br.