Roteiro cultural

Maior micareta de Alagoas, Maceió Fest volta após 17 anos e promete levar mais de 50 mil pessoas até a orla da Cruz das Almas

Para a edição de 2002, serão mais de 10 horas por dia de muita energia na maior micareta de Alagoas, em um novo formato que une a diversão dos blocos de rua com a segurança da Arena exclusiva

Por Cluadio Bulgarelli - Sucursal Litoral Norte com Tribuna Hoje 23/09/2022 09h45 - Atualizado em 23/09/2022 14h45
Maior micareta de Alagoas, Maceió Fest volta após 17 anos e promete levar mais de 50 mil pessoas até a orla da Cruz das Almas
Luiz Augusto Nóbrega, um dos idealizadores do Maceió Fest - Foto: Divulgação

Os tempos de glória do saudoso Maceió Fest, que já foi eleito como a 3ª maior micareta do Brasil, e que marcou gerações inteiras de alagoanos, está de volta. Nesta sexta-feira, 23 e sábado, 24, na orla da Cruz das Almas, sempre a partir das 17 horas, o maior carnaval fora de época de Alagoas, e que ficou na memória afetiva dos maceioenses, vai trazer novamente trios elétricos na avenida e área fechada, com grandes nomes da música nacional, como Bel Marques, Claudia Leite e Durval Lélis, na promessa de reunir as diversas tribos do passado e do presente, além de evidenciar a alegria nordestina e encantar milhares de foliões.

Os organizadores, que esperam mais de 50 mil pessoas por noite, estão tão confiantes no sucesso desta primeira edição, renovada, que volta à cena depois de 17 anos, que já prometeram para a edição do ano que vem 3 dias de folia. Para a edição 2022 um formato inovador vai trazer ainda mais segurança para foliões de todas as tribos. A festa vai acontecer no novo corredor da folia, no bairro de Cruz das Almas, onde todos os blocos irão se concentrar nos jardins da OAB. Depois os trios vão percorrer cerca de 1km pela Avenida Litorânea até chegar na Arena Maceió Fest, onde darão duas voltas em um circuito que promete garantir muita diversão para todos os foliões.Camarotes e lounges também estão disponíveis na Arena para quem busca mais conforto e quer ver de perto tudo o que acontece no palco e na pista em um dos maiores carnavais fora de época do Nordeste.

Para um dos idealizadores do Maceió Fest, o empresário Luiz Augusto Nóbrega, foi o evento que levou o nome de Alagoas no panorama nacional, abrindo as portas para que a capital se projetasse, anos depois, num dos principais destinos de eventos do Brasil. Ele afirmou: “O Maceió Fest está de volta ao calendário nacional de eventos do país e me sinto muito honrado em reativar esse evento que sempre foi tão forte e tão especial para a cidade. Esse ano estamos com dois dias de festa e pretendemos aumentar para três dias na próxima edição, para que Maceió tenha ainda mais crescimento no setor turístico e possa gerar mais empregos formais e informais´´.

O Maceió Fest surgiu na década de 90 após o declínio dos clubes de carnaval, época em que a retomada das festas de rua deu notoriedade ao evento. Após o declínio dos clubes da cidade, o carnaval voltava às ruas, sempre no mês de dezembro, desde 1993. Somente na edição de 2002, o público atingiu a impressionante cifra de 1,2 milhão de pessoas. A última vez que os blocos saíram nas ruas foi em 2004, em um percurso entre os bairros do Jaraguá e o Centro. Em 2005, o Maceió Fest foi no formato indoor, ou seja, em espaço fechado. Depois disso, uma pausa de 17 anos.

Para a edição de 2002, serão mais de 10 horas por dia de muita energia na maior micareta de Alagoas, em um novo formato que une a diversão dos blocos de rua com a segurança da Arena exclusiva. E as atrações vão agradar a todos: Bell Marques, Durval Lelys, Harmonia do Samba, Cláudia Leitte, Luísa Sonza, Tarcísio do Acordeon, Léo Santana, Rafa e Pipo Marques, Dennis Dj, Lipe Lucena e Pedro Sampaio.