Roteiro cultural

Festival Independente de Arte e Cultura volta à Jatiúca

Em sua terceira edição, o Ficpop terá em sua programação feira orgânica, adoção de animais e oficina de harmonização de cerveja

Por Assessoria 27/04/2022 14h15
Festival Independente de Arte e Cultura volta à Jatiúca
Mantendo o compromisso de incentivar a cultura e a arte de Alagoas, o evento realiza sua terceira edição das 16h às 22h - Foto: Divulgação

Após dois anos o Ficpop está de volta! Nos dias 30 de abril e 01 de maio, o segundo trecho do Corredor Vera Arruda na Jatiúca será movimentado por diversas atividades que farão parte da programação do Festival Independente de Cultura Popular. Mantendo o compromisso de incentivar a cultura e a arte de Alagoas, o evento realiza sua terceira edição das 16h às 22h para todos os públicos.

De acordo com as organizadoras do festival Elaine Ribeiro, Juliana Mascarenhas e Eliane Ribeiro, a programação do evento este ano conta com expositores, novas oficinas e atrações musicais, feira orgânica de alimentos, feira de adoção de animais e um ônibus biblioteca itinerante. É estimado um número ainda maior de visitantes e expositores, considerando que nesta edição o Ficpop terá um corpo ainda mais estruturado.

Aguardado desde antes da pandemia, o evento já estava marcado e desde então houve vários adiamentos. “Estamos muito ansiosas! Esse tempo todo de espera foi revertido em muito preparo para proporcionar aos visitantes e expositores a melhor experiência”, expressa Elaine.

Nesta edição, o festival conta com o apoio da Lei Aldir Blanc e mantém o intuito de promover uma grande festa de arte e cultura em espaços públicos, homenageando a cultura popular local e abrindo espaços para novos artistas e empreendedores divulgarem seus trabalhos. O Festival também propõe espaços para oficinas e debates, assim como ser um ponto de encontro para entretenimento, conhecer novas iniciativas e passar o fim de semana ao ar livre; com música, gastronomia, amigos e família.

FICPOP em números


No dia 07 de Dezembro de 2019 Maceió recebeu a primeira edição do Ficpop, realizado no Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca. A programação do evento contou com palestras, mesa redonda sobre diversos temas, cinco oficinas, cerca de dez atrações musicais e vinte expositores de acessórios, roupas, artesanato e gastronomia. Foi uma grande celebração do movimento independente com uma média de 500 passantes no dia. A última edição aconteceu em março de 2020 e teve um público de aproximadamente 3.000 pessoas e 28 expositores.

PROGRAMAÇÃO


Programação Musical

30/04

16:00 - Jô Costa
17:00- La Sonata
17:40 – Duo 2 Acústico
19:00 – Bella Bailaora
20:00 - Love do Bom

01/05

16:00 - Rogério do Acordeon 17:00 – Wyron Roberth
18:00 - Larine
19:00 - Renata Gregorini
20:00 - Projeto Três4

Programação de Oficinas

30/04

15h30 - Oficina de Lettering para o Dia das Mães - ministrado por Alanda Candido do @viroulettering;
17h00 - Oficina de bordado a mão livre para iniciantes - ministrado por Raianny Yulle;

01/05

18h00 - Bate-papo com Marcus Leal, fundador da Caatinga Rocks (cerveja artesanal alagoana) sobre harmonização, curiosidades e bastidores da cervejaria;
19h00 - Oficina de Lettering com frases de autores Alagoanos ministrada por Adriana Capretz do @tatipirun.relu.

SERVIÇO


O que? 3º Festival Independente de Cultura Popular (Ficpop)

Quando? Dias 30/04 e 01/05

Onde? Segundo trecho do Corredor Vera Arruda na Jatiúca Entrada Gratuita