Roteiro cultural

Tricampeã do Carnaval em AL, Escola de Samba Girassol se apresenta neste sábado (23)

Com 39 anos de existência, agremiação nasceu da charanga do time de futebol Ipiranga

Por Lucas França com Tribuna Hoje com Assessoria 22/04/2022 14h42 - Atualizado em 22/04/2022 18h10
Tricampeã do Carnaval em AL, Escola de Samba Girassol se apresenta neste sábado (23)
De acordo com o presidente de honra da Girassol, Nonato Lopes, integrantes do time e torcedores criaram uma charanga - Foto: Assessoria

Representante da Zona Sul de Maceió, O Grêmio Recreativo Escola de Samba Girassol se apresenta neste sábado (22), no Projeto Samba na Praça, a partir das 20h50 no palco II da Associação Comercial – Samba Maracatu. Na quinta-feira (21), a agremiação se apresentou na Praça da Guarda Municipal no bairro do Vergel do Lago levando alegria ao público presente.

Com 39 anos de existência, a Escola de Samba Girassol nasceu da charanga {banda de música formada geralmente por instrumentos de sopro} do time de futebol Ipiranga que virou bloco carnavalesco e desfilou pela primeira vez em 1982.

De acordo com o presidente de honra da Girassol, Nonato Lopes, integrantes do time e torcedores criaram uma charanga. ‘’Tinham trinta e oito instrumentos. Onde o time jogava, a banda estava presente. No Carnaval de 1982, a galera resolveu levar a charanga do Ipiranga para desfilar na Avenida da Paz, no corredor da folia, organizado pela Prefeitura Municipal de Maceió’’, lembra Nonato acrescentando que time era formado com jogadores das ruas Cabo Reis e Félix Bandeira, na Zona Sul da capital alagoana.

Nonato conta que o grupo saiu do Conjunto Joaquim Leão em direção à orla. “No caminho o bloco foi crescendo e arrastando foliões, cantando a música ‘Na onda do cacique eu vou, porque caciqueano eu sou. Um dos sucessos daquele Carnaval. Desfilamos com muito samba e muita alegria. Ganhamos da Loja Universal Móveis um aparelho de tevê, como o bloco mais animado da noite”, recorda.

Foi a partir destes acontecimentos que o grupo realizou algumas reuniões e decidiram transformar o bloco em uma escola de samba. “Deram a ela o nome de Girassol. Fundamos a agremiação no dia 23 de janeiro de 1983. Tendo como cores oficiais, em sua bandeira oficial, as cores azul e amarelo, com um Girassol no centro’’, explica Nonato recordando que o nome foi uma sugestão sua.

Escola conquistou o primeiro título no ano 2000


Com a ajuda e a participação da comunidade dos bairros da Zona Sul de Maceió, em especial Ponta Grossa e Vergel do Lago, a escola foi crescendo e conquistando seu espaço no mundo do samba. No Carnaval do ano 2000, foi a grande campeã, com o samba enredo “A Trajetória de Uma Exuberante Portuguesa”, que narrava à passagem da corte portuguesa por Alagoas.

Grupo se apresentou na última quinta-feira (21) na Praça da Guarda Municipal (Foto: Assessoria)



Em 2006, a Girassol conquista seu segundo título de campeã, com o samba enredo “Um Gigante Numa Terra Carente de Saúde e Educação”, uma crítica à situação precária da saúde pública e do ensino no Brasil. No ano seguinte, a escola desfilou com um samba enredo de tema mais leve: Viva a Terra de Alagoas!’’. Em 2009, conquistou o quarto lugar, com o enredo “Mãe natureza, que Beleza! Cuidado, vida e saúde com certeza”.

Já em fevereiro de 2021, a Girassol comemorou dez anos do seu terceiro título de campeã com o samba enredo “A influência da Cultura Negra no Brasil”. A escola conquistou o público, convenceu o júri e levou o troféu de campeã. “Foi uma vitória suada, na raça, mas que fez justiça à nossa escola, que desfilou impecável, com muita animação e samba no pé”, lembra Nonato Lopes.

Até hoje agremiação encanta os maceioenses


Do tricampeonato para cá, a Girassol passou a figurar entre as melhores escolas de samba de Maceió. Em 2014, foi a vice-campeã com o enredo “No Espetáculo do Samba, Sua Majestade Peró Encanta”, uma homenagem à Perolina e seu trabalho social.

Em 2015, desfilou com o enredo “Uma Terra de Belezas Mil, Nasce uma Cidade Histórica no Brasil”, destacando a importância do município de Marechal Deodoro e seu patrono para a Proclamação da República. Dois anos depois, desfilou no Carnaval de 2017 com o enredo sobre os “200 Anos de Alagoas”, em homenagem ao bicentenário do Estado.

Já em 2018, a Girassol destaca os melhores escritores, com o samba enredo tendo como tema “Nascidos no Estado de Alagoas, Beneméritos de Obras Imortais”. No ano seguinte, no Carnaval de 2019, o último antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), veio com o enredo “Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana”, uma homenagem aos metres do nosso folclore.

Tricampeã do Carnaval em AL, se apresenta neste sábado (22) (Foto: Assessoria)



PANDEMIA

No Carnaval de 2020 – já sob um novo formato de desfile, por conta do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a Girassol se apresentou com o samba enredo “Tão Belo é o Meu Nordeste, o Destino Cada Vez mais Procurado”.

DESTAQUE

A agremiação é referência para os grupos culturais da Zona Sul de Maceió. Longe de polêmicas, a escola afirma receber todos de braços abertos, sem discriminação de cor, raça, credo religioso, opção sexual ou condição social. Além disso, promove ações sociais em benefício da comunidade e defende os direitos dos associados.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Girassol Zona Sul de Maceió fica localizado no Conjunto Joaquim Leão, por trás do Quartel da Guarda Municipal e tem como presidente o carnavalesco Claudeilson Souza, mais conhecido por Galego, o presidente de honra é Nonato.