Roteiro cultural

Festival impulsiona a região das Costas dos Corais com cinema, música e saberes populares

Rota das Artes acontece de 18 a 24 na Rota Ecológica de Milagres, no litoral norte de Alagoas

Por Isabella Padilha com Ascom Secult/AL 14/04/2022 18h29 - Atualizado em 16/04/2022 20h34
Festival impulsiona a região das Costas dos Corais com cinema, música e saberes populares
Festival Rota das Artes - Foto: Divulgação

Com patrocínio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o festival cultural Rota das Artes acontece de 18 a 24 de abril na Rota Ecológica, passando pelos municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, Camaragibe, ambas no Litoral Norte de
Alagoas.

Com uma programação extensa que celebra a Arte Popular Alagoana, o Festival Rota das Águas traz a Mostra Farol da Rota de Cinema Ambiental, dedicada ao audiovisual com debates e fomentos de educação ambiental; Mostra Milagre de Danças Populares com expressões artísticas populares e a Mostra de Música Rota do Som com atrações musicais.

Além disso, o festival vai trazer artistas e bandas de destaques em Alagoas e no Brasil, fomentando mais visibilidade para região e para as discussões socioambientais, além de promover mesas com convidados para trazer reflexões e mais contribuições para as áreas de cinema, cultura popular e música de Alagoas.

“É uma oportunidade ímpar de celebrar a cultura de Alagoas, trazendo debates, oficinas e mostras, o Rota das Artes vem em um momento oportuno. Estamos querendo chamar mais pessoas para Alagoas e fazer os alagoanos visitarem o próprio Estado, e um festival na Rota Ecológica do Litoral Norte vem para executar esse desejo”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, André Luiz Gomes.

“Com o apoio aos mais diversos festivais, nosso objetivo é alcançar todas as regiões do Estado. Apoiando os nossos artistas e incentivando a produção cultural alagoana, nós garantimos o direito de acesso à cultura”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

Confira a programação cultural completa
Oficinas Criativas – dias 18, 19 e 20

Dias 18 e 19 (Manhã e tarde): Oficina de Fotocolagem através de Lambe-Lambe com Paulo Aciolly – no Centro de São Miguel dos Milagres;
Dias 19 e 20 (Manhã e tarde): Oficina de Teatro com Rozebel Tenório - no Centro de São Miguel dos Milagres;
Dias 18 a 20 (Tarde e noite): Oficina de Animação 2D com Rafael Buda e Thiago Delácio – no Centro de Porto de Pedras.

Vivências Criativas – dias 18 a 24

Todos os dias às 14hs: Exposição “Reino dos Bobos” na Associação Comunitário do Peixe Boi, expondo parte da cultura mascareira da região;
Dia 22 às 14hs: Exposição “Reino dos Bobos” na Associação Comunitário do Peixe Boi e oficina de produção de máscaras do Bobo Gaiato expondo com a participação do público, parte da cultura mascareira da região;
Dia 23 às 14hs: “A Cultura Popular e a Identidade Alagoana” com participação do jornalista João Lemos e a Mestra de Coco de Roda Zeza do Coco.

Mostra Farol da Rota de Cinema Ambiental

Dias 21 e 22 a partir das 19hs –Abertura, Mesa Redonda e apresentação dos curtas da Mostra de Cinema Ambiental.

Mostra Milagre de Danças Populares

Dia 23 a partir das 19hs – Mesa Redonda e apresentações culturais regionais e estaduais na sequência.

Mostra Musical Rota do Som

Dia 24 a partir das 14hs – Mesa Redonda e apresentações musicais na sequência.

Sobre o Festival


O Festival Rota das Artes é uma realização da produtora alagoana Arteiros S/A, do artista e empreendedor Igor Machado juntamente com o Bobo Gaiato do brincante e produtor cultural Thiago Souza, em parceira com o Focuarte - Fórum da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano e a Mostra Ambiental do Recife – Maré. O projeto conta com o patrocínio das Prefeituras de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, Governo e Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Hotel Boutique Pedras do Patacho, Pousada do Toque, Grupo Tamo Junto. Além do apoio da Associação Peixe-Boi, Instituto Yandê, ICMBio, Catolé vivência e cultura, Nacasa de boa, Pontal da Enseada e Restaurante No Quintal.