Política
Governador Paulo Dantas diz que concluirá mandato
Chefe do Executivo apresenta aos deputados estaduais planejamento do Governo para 2026 e diz que pretende disputar eleições em 2030
Ao marcar presença no início do Ano Legislativo de 2026 em Alagoas, o governador Paulo Dantas (MDB) esteve, ontem (19), na Assembleia Legislativa Estadual (ALE). O chefe do Poder Executivo voltou a se comprometer em ficar no mandato até o último dia, falou sobre o trabalho realizado até o momento, e apresentou os planos do Executivo para 2026.
“É um dia de prestação de contas e de apresentação do planejamento estratégico para o ano de 2026”, disse ele. Com serenidade, ele confirmou que pretende se afastar da vida pública por um período, mas com data para voltar. “O futuro político do atual governador Paulo Dantas vai ser ficar sem mandato até a eleição de 2030, e em 2030 provavelmente nós estaremos disputando novamente as eleições. Tenho muitos negócios privados, muitas empresas, e aí vou passar esse período sem mandato organizando as minhas questões privadas”.
Com a declaração, o governador descarta a possibilidade de concorrer nas eleições municipais de 2028. Uma hipótese que chegou a ser levantada por aliados, ao cogitar que ele poderia ser o nome do MDB para a Prefeitura de Maceió no próximo pleito. Seu primeiro mandato eletivo foi justamente como prefeito de Batalha.
Destacando sempre sua relação com o Legislativo, Paulo Dantas explicou que o diálogo com os parlamentares é prioridade para ele, que teve dentro da Casa a sua primeira eleição ao governo, quando substituiu Renan Filho (MDB).
“Em todos os anos da nossa gestão, fiz questão de vir pessoalmente apresentar a mensagem do Governo. E faço isso com o coração feliz, porque sei da importância fundamental deste parlamento para a democracia e para tornar a vida dos alagoanos cada vez melhor. Desde maio de 2022, quando estive nesta tribuna para pedir a confiança deste plenário e receber senhoras e senhores, a missão de governar Alagoas, mantive as portas abertas do Palácio. Abertas para o Poder Legislativo, para o Poder Judiciário, abertas para as prefeitas e prefeitos, vereadores e vereadores, para a sociedade e para o diálogo democrático e propositivo”.
Paulo Dantas não poupou elogios aos deputados estaduais. “Eu espero da Assembleia, e tenho certeza que terei, na verdade não sou eu, é o povo de alagoas que vai ter, esse compromisso de aprovar as matérias com celeridade, discutir, melhorar, excluir artigos, acrescentar artigos, propor melhorias a todos os projetos que são apresentados pelo executivo, pelo poder judiciário ou até mesmo pelos próprios deputados estaduais. Os deputados e deputadas de Alagoas têm espírito público elevado. São homens e mulheres de bem que têm compromisso com o povo de Alagoas”.
Iniciando o último ano de mandato, o governador trouxe um tom de despedida, com um certo ar de dever cumprido ao comparar seu primeiro discurso e promessas feitas no início de sua legislatura. A prestação de contas falou sobre índices de desemprego, segurança pública, fome e até da igualdade de gênero. Também estavam muito presentes no discurso, as obras que estão sendo executadas atualmente. Tanto com recursos próprios quanto em parceria com o Governo Federal.
O governo pretende entregar, ainda, o Arco Metropolitano; a duplicação BR 316 (Maceió/Pilar); duplicação da 424 (polo de Marechal Deodoro se encontrando com a polícia na antiga al 101 sul); triplicação da ponte Divaldo Suruagy até a Barra de São Miguel; duplicação de Delmiro Gouveia até Olho D’Água do Casado; 100% da duplicação de Arapiraca até São Sebastião; estrada de Palmeira dos Índios até Igaci; de Igaci até Arapiraca; 200 creches; 57 escolas; 350 alunos indo para a Inglaterra fazer intercâmbio; Hospital do Idoso; Hospital Metropolitano do Agreste; e UPA de Rio Largo.
O chefe do Poder Executivo citou nominalmente o presidente da ALE, Marcelo Victor (MDB), e o ministro dos Transportes, Renan Filho, em agradecimento pela extensa parceria. Pregando paz e harmonia, ele afirmou que o diálogo tem sido “Nem todo mundo votou em mim, mas eu sou o governador de todas as alagoanas e de todos os alagoanos. Tenho certeza de que esse ambiente de tranquilidade, de serenidade e responsabilidade institucional, equilíbrio democrático foi fundamental para alcançarmos todos esses avanços e projetos”.
Mais lidas
-
1proteína polilaminina
Laís Souza se encontra com pesquisadora pioneira em reconstrução da medula espinhal
-
2Luto na política
Morre Edlúcio Donato, presidente do Podemos em Maceió
-
3Treta
Ex-jogador Edilson Capetinha é expulso do BBB 2026 após agressão a colega
-
4Pejotização
Autoridades temem fim da Justiça do Trabalho
-
5Celebridades na Sapucaí
Veja 7 estrelas internacionais que vão curtir a folia no Brasil



