Política

Agenda de Lula em Maceió reacende articulações políticas e reforça diálogo institucional com a Prefeitura

Durante passagem do presidente pela capital alagoana, prefeito JHC afirma manter postura institucional e sinaliza disposição para alianças que beneficiem projetos administrativos no estado

Por Thayanne Magalhães 23/01/2026 16h27 - Atualizado em 23/01/2026 16h33
Agenda de Lula em Maceió reacende articulações políticas e reforça diálogo institucional com a Prefeitura
Durante passagem do presidente pela capital alagoana, prefeito JHC afirma manter postura institucional e sinaliza disposição para alianças que beneficiem projetos administrativos no estado - Foto: Sandro Lima

A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Maceió, nesta sexta-feira (23), foi marcada não apenas por anúncios ligados à política habitacional, mas também por movimentações nos bastidores políticos da capital e do estado. Em meio à agenda oficial do Governo Federal, o prefeito de Maceió JHC (PL) concedeu entrevista exclusiva à Tribuna Independente e destacou a manutenção de um canal aberto e institucional com o Palácio do Planalto, mesmo diante do cenário eleitoral que se desenha para os próximos meses.

Segundo JHC, a relação com o presidente tem sido pautada pelo respeito às instâncias políticas e administrativas, com foco em resultados práticos para a cidade. “Eu sempre tive, e sempre terei, uma postura institucionalista. Respeito muito as relações políticas, e isso tem dado bons frutos para a nossa cidade. Vou continuar sempre assim”, afirmou.

A declaração ocorre em um momento em que lideranças locais avaliam possíveis alianças e estratégias para o período das convenções partidárias, etapa que antecede oficialmente o calendário eleitoral. Questionado sobre o timing dessas definições, o prefeito sinalizou cautela e observância às regras do processo democrático. “Vamos respeitar o calendário eleitoral, esperar as convenções, esperar tudo”, disse.

Durante a entrevista, JHC também reforçou a disposição para construir entendimentos políticos em torno de pautas que beneficiem a capital e o estado. “Se for para ajudar Maceió e Alagoas, a gente vai estar sempre juntos”, declarou.

A agenda presidencial em Maceió teve como ponto central a celebração da marca de dois milhões de moradias contratadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, com a presença de ministros, parlamentares e representantes do Governo de Alagoas. O evento reforçou o alinhamento entre as esferas federal e estadual em pautas ligadas à habitação, infraestrutura e desenvolvimento urbano.

Nos bastidores, a passagem de Lula pela capital também foi interpretada como uma oportunidade para a reaproximação política entre lideranças locais e o Planalto, em um contexto de rearranjos partidários e construção de alianças para o próximo ciclo eleitoral.

Ao final da entrevista, JHC reiterou que sua prioridade segue sendo a administração da cidade e a busca por parcerias institucionais que resultem em investimentos e políticas públicas para Maceió, independentemente das disputas políticas que se aproximam.