Política

Aliados se preparam para receber Lula

Autoridades e políticos da base devem disputar atenção do público ao lado do presidente em passagem rápida pelo Estado

Por Emanuelle Vanderlei - repórter / Tribuna Independente 23/01/2026 08h39
Aliados se preparam para receber Lula
Deputado federal Paulão destaca encontro com Lula e fortalecimento de laços com população alagoana - Foto: Divulgação

Desembarca nesta sexta-feira (23) em Alagoas o presidente da República, Lula da Silva (PT). Com uma agenda rápida de entregas de moradias populares, ele tem movimentado o cenário político local desde a semana passada, quando confirmou essa vinda.

A expectativa sobre a postura dos aliados tem ocupado o debate desde então.

A comitiva deve reunir grandes autoridades. Desde o ministro Renan Filho (MDB), até o deputado Arthur Lira (PP). JHC (PL) ainda não se pronunciou sobre o assunto, e deve manter em público o já conhecido silêncio sobre a pauta eleitoral. Mas é notório que todos estarão em clima de pré-campanha.

A assessoria de Renan Filho confirmou que ele estará na comitiva do presidente, assim como esteve ontem junto com a ministra Margareth Menezes na feira dos municípios.

Renan Calheiros (MDB), coincidentemente às vésperas da vinda de Lula, tem adotado uma postura mais incisiva sobre o escândalo do Banco Master. Empresa que foi alvo de operação da polícia federal e acabou respingando na imagem de JHC (PL), já que sua gestão investiu dinheiro do Instituto de Previdência do município de Maceió em ações deste banco.

Há quem diga que é pressão para que o prefeito abra mão de enfrentar Renan Filho ao governo.

Por parte dos petistas locais, o discurso é de que o presidente está vindo para entrega de obras. O deputado federal Paulão avalia que não haverá espaço para outra coisa.
“Na minha avaliação é uma agenda de trabalho. Está havendo, logicamente, conjecturas da vinda política do presidente Lula, mas eu acho que o foco dele é trabalho. A prova é que ele está vindo pela manhã faz a entrega desses equipamentos da saúde faz a entrega das moradias populares e depois segue para Salvador. Ou seja, não tem nem agenda protocolar aqui em Alagoas com nenhum partido, com nenhum aliado, é uma prova que ele vem com foco no trabalho. Eu acho que estão saindo muitas informações, mas tem um grau de especulação. O Lula vem prestar serviços no Estado de Alagoas”, afirmou Paulão.

O líder da bancada federal alagoana, Paulão fala sobre o trabalho do Governo Federal. “É uma visita como presidente da república trazendo benefícios para o Estado de Alagoas. No caso entrega de UTIs móveis, entrega de unidades odontológicas, entrega de mais de mil casas. Completa dois milhões de moradia. Enquanto o governo anterior não construiu um apartamento, uma casa, o Lula está sendo o presidente das moradias, principalmente das moradias para as pessoas que mais necessitam. A classe trabalhadora, a classe média”.

Já o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), presidente do partido em Alagoas, reconhece que a agenda terá um tom político.

“É um momento importante, Alagoas é um Estado pequeno, mas devido aos seus representantes, as eleições aqui e o que se faz aqui em Alagoas, sempre é nacionalizado”. Ele destaca a parte institucional, mas lembra o contexto em que acontece.

“Esse ano nós teremos as eleições, umas eleições polarizadas, entre uma direita reacionária, uma direita golpista. Uma direita que não respeita a democracia, uma direita autoritária, uma direita que é contra a universidade, contra o ensino público, contra a ciência, uma direita que não respeita os princípios básicos da vida do ser humano e nem da democracia. Então o Lula quando vem aqui no Nordeste, ele vem reafirmar mais uma vez a democracia, vem reafirmar a sua defesa, principalmente das pessoas que mais precisam, que são essas que o Partido dos Trabalhadores tanto trabalha”, afirma Ronaldo.

Ele também enaltece as entregas. “O Lula tem investido muito, tem ajudado muito o Estado de Alagoas com construção de casa, construção da Universidade, do IFAL, com o Minha Casa, Minha Vida. Então, cada vez que ele vem aqui, vem, além de dialogar com o alagoano, conversar, ele vem trazer obras, recursos. Moradia é um dos bens mais sagrados que um ser humano pode ter. Alguém sem teto, sem casa, não pode viver e ser feliz”.

Primeira a divulgar a confirmação de que Lula viria, a vereadora Teca Nelma (PT) não esconde a animação. “As expectativas são as melhores possíveis, tenho certeza que a militância e o povo de Maceió estará reunido para encontrar e abraçar nosso presidente. Vai ser um momento marcante para a nossa capital, a entrega de mais de mil unidades residenciais de uma política pública que muda a vida das pessoas, o Minha Casa Minha Vida”.

A mobilização para receber o presidente, segundo ela, está intensa. “A gente está se organizando com muito carinho, dialogando com os movimentos sociais, com a militância e com quem acredita num projeto de país mais justo, porque essa visita não é só um ato institucional, é um gesto político importante”.

Para ela, esse é um bom começa Alagoas em ano eleitoral. “Não tenho a menor dúvida que a presença de Lula deve fortalecer o nosso campo político e aproxima a nossa base para o ano eleitoral, um momento importante para a caminhada rumo ao nosso principal objetivo: a reeleição do presidente Lula”.