Política

Renan Calheiros garante verba e fortalece projeto da Faixa Azul para motos em todo o país

Senador confirma reserva no Orçamento e reforça, ao lado de Lobão e do Ministério dos Transportes, a articulação para transformar a Faixa Azul em política pública nacional

Por Thayanne Magalhães 25/11/2025 09h55 - Atualizado em 25/11/2025 10h52
Renan Calheiros garante verba e fortalece projeto da Faixa Azul para motos em todo o país
Projeto Nacional propõe faixas exclusivas para motos conta com o apoio do senador Renan Calheiros - Foto: Assessoria

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) divulgou nas redes sociais uma nova manifestação de apoio ao projeto das faixas exclusivas para motociclistas – a chamada Faixa Azul –, iniciativa articulada pelo ex-deputado estadual Anivaldo “Lobão”, que preside o Movimento Nacional Faixa para Motos. O projeto, já protocolado no Ministério dos Transportes, propõe a criação de corredores exclusivos para motos nas vias públicas, a exemplo do modelo implementado em São Paulo.

Ilustração de como seria a faixa para motos na Fernandes Lima
Ilustração de como seria a faixa para motos na Fernandes Lima


No vídeo, Renan destacou que a proposta já entrou no radar do Congresso e terá respaldo financeiro.
“Estamos garantindo recursos para implantar as faixas exclusivas para motociclistas nas cidades brasileiras. Estamos reservando dinheiro no Orçamento para que os municípios possam implementar essa importante política pública. Ela salva vidas dos motociclistas e vai melhorar, organizar o trânsito, que é um caos nas cidades brasileiras”, afirmou o senador.

A articulação envolve também o ministro dos Transportes, Renan Filho, que analisa o requerimento apresentado por Lobão para transformar a iniciativa em política pública nacional. O ex-parlamentar agradeceu publicamente a atenção dada ao pleito:
“Gostaria de agradecer ao senador Renan Calheiros pela total atenção ao nosso requerimento do projeto da faixa para motos nas cidades do Brasil, o projeto nacional, e ao ministro dos Transportes, Renan Filho. Muito obrigado.”

Renan reforçou o compromisso com o tema. “Vamos proteger a vida dos motociclistas e a boa relação do carro com a moto. Valeu, forte abraço!”, completou.

Contexto nacional e impacto em Alagoas


A proposta surge em meio ao cenário crescente de acidentes envolvendo motociclistas no país e em Alagoas. Dados obtidos pela Tribuna apontam que o custo para o Sistema Único de Saúde (SUS) apenas com atendimento às vítimas de acidentes de moto em Alagoas chegou a R$ 3,48 milhões, com média de R$ 1.378 por paciente. No HGE, cerca de 30% dos atendimentos diários são de vítimas de trauma, e dois terços desses casos envolvem motociclistas. cidade 9 (1)

O médico Amauri Clemente, cirurgião-geral e coordenador da Urgência e Emergência do HGE, alerta que a situação já se equipara a um problema de saúde pública, com jovens de 20 a 39 anos formando a maior parcela das vítimas. Nacionalmente, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), acidentes de trânsito já matam mais do que armas de fogo em 71% dos municípios brasileiros, e mais de 60% das vítimas estão em motocicletas. cidade 9 (1)

Proposta em andamento


Lobão defende que a Faixa Azul seja implantada inicialmente nas principais vias de Maceió — como Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro — antes de avançar para outras capitais. A medida inclui tanto as faixas exclusivas quanto áreas de parada específicas para motos nos cruzamentos. Ele argumenta que o custo de implantação é considerado baixo e que o modelo contribui para reduzir colisões e organizar o fluxo viário.

Com o apoio formalizado do senador e a análise técnica em curso no Ministério dos Transportes, o projeto passa a ganhar amplitude nacional e pode se tornar uma das novas diretrizes federais de segurança viária voltadas aos motociclistas.