Política
Cristina Serra lança livro sobre Caso Braskem
A jornalista Cristina Serra, apresentadora do programa “Brasil no Mundo”, da Tevê Brasil, lançou o livro “Cidade Rachada: como a mineração engoliu cinco bairros em Maceió e arruinou a vida de 60 mil pessoas”.
Em Maceió, a cerimônia de lançamento aconteceu na segunda-feira (24), no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió. O evento reunião lideranças de movimentos em defesa das vítimas da mineração, profissionais de comunicação e estudiosos no assunto.
A obra investiga os danos ambientais, sociais e urbanos provocados pela mineração predatória de sal-gema, realizada pela petroquímica Braskem ao longo de quase 50 anos, em Maceió. Com a tragédia, cerca 15 mil imóveis foram interditados e mais de 60 mil pessoas foram expulsas de suas residências.
O livro detalha as rachaduras, os desabamentos e o deslocamento de milhares de pessoas causados pelo afundamento do solo. Pelo menos, cinco bairros da cidade foram atingidos pela tragédia, mas a subsidência do solo pode ter atingido outros bairros, a exemplo dos Flexais e da Levada.
Cristina Serra inicia o livro relatando o sofrimento das vítimas, a partir dos tremores de terra, registrados no dia 3 de março de 2018. Ela narra o desespero dos moradores, os depoimentos dos afetados pela tragédia e relata os principais argumentos dos técnicos sobre o fenômeno, os detalhes sobre os acordos firmados e as justificativas das autoridades.
No entanto, só em 2019, a causa foi identificada como resultado de quatro décadas de mineração subterrânea. Com a revelação dos detalhes da tragédia e a quantidade de minas em risco de colapso, o Caso Braskem passa a ser considerado um dos maiores desastres socioambientais do mundo.
REPERCUSSÃO
“Cristina, entre lágrimas, lembranças e palpitações, acabo de ler a última página do seu livro. Um turbilhão de memórias veio à tona desde 2018, acompanhado de um frio na medula. Talvez só hoje eu tenha entendido o tamanho dessa luta para a qual fui tragado e da desigualdade das relações. Lembrei da indiferença de cada olhar de cada autoridade que você citou na lista das contribuições da Braskem. Convivi com todos eles, todos, em diferentes momentos. Asco, nojo, revolta”, escreve o empresário e jornalista Alexandre Sampaio, em postagem nas mídias sociais.
“Confesso - achava que não me surpreenderia por tudo que já conheço - mas você conseguiu resgatar a história de modo sensível, profundo, impecável do ponto de vista jornalístico, mas comprometido e respeitoso com a dor das vítimas. Impossível não se emocionar, não se indignar. Para mim provocou uma espécie de resgate de sentido, pois venho perdendo o propósito e a esperança pelo cansaço e as críticas da família e dos amigos. Acho que ainda vou enfrentar muitos desafios... Mas valeu. Parabéns. Obrigado por contar nossas histórias de modo tão especial”, acrescentou.
Mais lidas
-
1‘Putinhas de esquerda’
Sindjornal repudia ataque à jornalista proferido por advogado
-
2Galo
CRB deve avaliar atual elenco e iniciar planejamento para 2026
-
3Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
4Fogo no feno!
A Fazenda 17: queda, puxão de edredom e suposta agressão revoltam o público; veja vídeo
-
5Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação




