Política

Valdice Gomes é homenageada com a Comenda Senador Abdias Nascimento no Senado

Honraria, criada para valorizar personalidades que impulsionam a cultura afro-brasileira, reforçou — às vésperas do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra — o compromisso com políticas de combate ao racismo

Por Tribuna Hoje com Agência Senado 17/11/2025 19h21 - Atualizado em 18/11/2025 00h40
Valdice Gomes é homenageada com a Comenda Senador Abdias Nascimento no Senado
A jornalista e ativista Valdice Gomes da Silva recebeu a Comenda das mãos da senadora Dra. Eudócia - Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

A defesa da igualdade racial e o reconhecimento da contribuição histórica da população negra marcaram a sessão solene de entrega da Comenda Senador Abdias Nascimento, realizada nesta segunda-feira (17), no Plenário do Senado. A honraria, criada para valorizar personalidades que impulsionam a cultura afro-brasileira, reforçou — às vésperas do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra — o compromisso com políticas de combate ao racismo.

Entre os seis agraciados deste ano, o destaque foi para a jornalista alagoana Valdice Gomes da Silva, indicada pela senadora Dra. Eudócia (PL-AL). Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e colunista do jornal Tribuna Independente, Valdice é reconhecida por sua trajetória de ativismo e pela defesa da igualdade racial. Ela fundou a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (Cojira/AL) e coordena projetos culturais como o “Vamos Subir a Serra”, dedicado à celebração da consciência negra na Serra da Barriga, símbolo da resistência quilombola.

— A criação da Comenda Abdias Nascimento reconhece o trabalho de negras e negros na sociedade brasileira. É uma iniciativa que reafirma nosso compromisso em combater o racismo — celebrou a senadora Eudócia, ao destacar a relevância da trajetória de Valdice.

O senador Paulo Paim (PT-RS), autor do requerimento da sessão, lembrou Abdias Nascimento (1918-2014) como poeta, parlamentar e militante decisivo para a valorização da identidade afro-brasileira. Ele ressaltou o Teatro Experimental do Negro, fundado por Abdias, como símbolo de resistência e inspiração.

Além de Valdice Gomes, também foram homenageados:

- Bezerra de Menezes (in memoriam) – médico, político e filantropo cearense que atuou em defesa da população negra escravizada no século 19.

- Carlos Alves Moura – advogado e primeiro presidente da Fundação Cultural Palmares.

- Gilson José Rodrigues Junior – antropólogo e professor do IFRN, referência em educação étnico-racial.

- Natanael dos Santos – historiador e pesquisador das relações Brasil-África.

- Tulio Augusto Samuel Custódio – sociólogo e estudioso do legado de Abdias Nascimento.

A sessão reforçou que a luta contra o racismo e pela valorização da cultura afro-brasileira permanece urgente. Para Alagoas, a homenagem a Valdice Gomes simboliza o reconhecimento nacional de uma trajetória marcada pela resistência, pela defesa da democracia e pela promoção da consciência negra.