Política
Alagoas conquista Prêmio Brasil Sem Fome como estado que mais reduziu a insegurança alimentar
Reconhecimento do governo federal fortalece as ações do Estado no campo das políticas públicas para garantir alimentação saudável à população vulnerável

O Governo de Alagoas conquistou o Prêmio Brasil Sem Fome como o estado que mais reduziu a insegurança alimentar da população. O resultado - em caráter preliminar - foi divulgado nessa sexta-feira (17), pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
De acordo com o governo federal, na passagem de 2022 para 2024, Alagoas reduziu a insegurança alimentar de 36,7% para 5% - uma retração de 31,7 pontos percentuais, o que confere ao estado a maior redução do País.
Segundo o ministério, o reconhecimento tem o objetivo de fortalecer e estimular a inovação em políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social.
Divididos em três categorias, o prêmio reconheceu as políticas públicas voltadas à redução da insegurança alimentar e nutricional de cinco estados. Além de Alagoas, conquistaram a honraria o Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
As iniciativas premiadas serão convidadas a participar de uma publicação (e-book) coordenada pela Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome e possíveis parceiros.
O governador Paulo Dantas celebrou o resultado e destacou o papel das políticas públicas estaduais no enfrentamento à fome. "Este prêmio é a prova de que nossas políticas públicas, como o Alagoas Sem Fome, o Leite do Coração e o Cartão Cria, estão transformando a realidade das famílias. Saímos de 36,7% para 5% de insegurança alimentar grave porque colocamos as pessoas mais vulneráveis no centro das nossas ações", destacou.
Mais lidas
-
1Talento
Policial militar de Alagoas dá cores aos sentimentos por meio da pintura
-
2'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
3Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
4Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
5Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos