Política

Frente parlamentar vai debater políticas públicas para prevenção a violência contra idosos

Por Assessoria 14/10/2025 16h33
Frente parlamentar vai debater políticas públicas para prevenção a violência contra idosos
Em 2023, o Disque 100 registrou quase 78 mil denúncias de violência contra a pessoas com mais de 60 anos - Foto: Divulgação

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pessoa Idosa do Congresso Nacionalpromove, no próximo dia 30, às 10h, uma audiência pública que vai debater a eficácia das políticas públicas e ações governamentais no enfrentamento à violência contra pessoa idosa.

O encontro será presidido pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da Frente, e tem entre os convidados o deputado federal Ossesio Silva, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz Maciel, e o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, Alexandre da Silva.

Também devem participar Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, professora e líder do Núcleo de Estudos de Saúde do Adulto e do Idoso em Tecnologias Educacionais (NESAITed), e um representante da Central Judicial da Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

“Todos os dias temos acompanhando uma explosão de notícais sobre casos de violência contra a pessoa idosa. Temos muita preocupação com relação aos golpes aplicados aos aposentados, mas temos hoje pessoas idosas completamente abandonadas ou até maltratadas por seus filhos e familiares. Temos que debater como reverter essa situação”, diz a senadora Damares Alves.

Em 2023, o Disque 100 registrou quase 78 mil denúncias de violência contra a pessoas com mais de 60 anos. No ano seguinte, foram mais de 93 mil registros. Este ano, até outubro, foram protocoladas 80 mil queixas.

SERVIÇO

Assunto: Violência Contra a Pessoa Idosa

Quando: 30/10, às 10h.

Local: Senado Federal, Anexo 02, Plenário 3