Política

Deputado estadual Inácio Loiola é agraciado com a Comenda Jonas Montenegro do IHGAL

Entrega da referida honraria ocorreu sob a Presidência de Jayme Altavilla, com a saudação feita pelo diácono Álvaro Queiroz

Por Assessoria 08/10/2025 18h21
Deputado estadual Inácio Loiola é agraciado com a Comenda Jonas Montenegro do IHGAL
Inácio Loiola recebeu a comenda nesta quarta-feira (8) - Foto: Assessoria

O deputado estadual Inácio Loiola recebe nesta manhã quarta-feira, 08, às 10h, com a Comenda Jonas Montenegro, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL). A entrega da referida honraria ocorreu sob a Presidência de Jayme Altavilla, com a saudação feita pelo diácono Álvaro Queiroz ao novo comendador que o enalteceu pelo empenho e pelo comprometimento em prol do resgate e da valorização da história e da cultura alagoana e nordestina como cidadão, historiador e parlamentar.

Nesse mesmo momento também foi agraciado com a comenda Jonas Montenegro, o vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha. Prestigiaram o evento: o então governador Teotônio Vilela Filho, a ex-deputada estadual Cáthia Lisboa Freitas, os ex-secretários de Gabinete Civil e do Desenvolvimento Econômico, Álvaro Machado e Luiz Otávio Gomes, o secretário Municipal de Maceió de Estratégias Disruptivas e Economia Digital, Sérgio Túlio Albuquerque, o presidente do IHGAL, Jayme de Altavilla, o 1° vice-presidente do instituto, George Sarmento Lins; e o escritor e presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand.

Ainda estiveram presentes, a prefeita do Município de Ouro Branco, Denyse Siqueira, o vice-prefeito Robério Morador, e o ex-vice-prefeito Del Godoy, os ex-vice-prefeitos Carlos André, de Olho d’Água das Flores, Wellington Damasceno Freitas, de Olho d’Água do Casado, e, Sérgio Reis, de Porto Real do Colégio, além de secretários municipais, amigos e colegas e o público em geral

Inácio Loiola destacou o legado de Jonas Montenegro a favor a cultura brasileira, e, especialmente, da cultura e história alagoana. Como bom alagoano, natural de Maceió, trabalhou incansavelmente pelo Brasil afora tendo o cuidado de catalogar o patrimônio etnográfico e enviar para o Estado de Alagoas como doação para o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Dessa forma contribuição para o conhecimento e o aprendizado para as próximas gerações sobre as tradições e a arte sobre a origem de uma gente que tanto fez pelo País.