Política
Rodrigo Cunha recebe comenda do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas
Cerimônia ocorreu nesta quarta (8), na sede do IHGAL

O vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, foi homenageado nesta quarta-feira (8) com a Comenda Jonas Montenegro e Medalha de Honra ao Mérito, concedidos pelo Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL).
A cerimônia ocorreu no Salão Nobre Araújo, na sede do instituto, no Centro. Como homem público, o vice-prefeito da capital e agora comendador do IHGAL foi decisivo na digitalização e disponibilização do acervo do instituto, da Hemeroteca do IHGAL, o maior e mais completo acervo de jornais alagoanos, que registra a história do Estado, inclusive um periódico que conta a morte de Lampião, em 28 de julho de 1938.
"É uma honra poder agora ser chamado de comendador do IHGAL. Estar aqui é ler a história do povo alagoano, o instituto é guardião da nossa identidade. Há, aqui, registro de nossa história que não encontramos em nenhum outro lugar do país. Memória não é saudade do passado, mas compromisso com o futuro. Por isso, agradeço a homenagem", discursou Rodrigo Cunha.
Jonas Montenegro
A Comenda Jonas Montenegro é das mais altas honrarias do IHGAL. Alagoano de Maceió, tornou-se bacharel em Direito. De lá, ocupou cargos no mundo jurídico no Paraná, Rio de Janeiro e Pará, onde foi juiz de Direito, em 1873.
No Norte do país, Jonas Montenegro cultivou a paixão pela etnografia indígena, com coleção que possui mais de 400 peças indígenas da região amazônica.
Essa coleção foi doada ao IHGAL, com peças artesanais em cerâmica, datadas de há mais de 3 mil anos, uma das coleções mais antigas do Brasil.
Cerimônia
A cerimônia desta quarta-feira foi presidida pelo presidente Jayme Lustosa de Altavila. Prestigiaram a homenagem o ex-governador Teotônio Vilela Filho; o professor membro efetivo do IHGAL, Álvaro Queiroz; o 1° vice-presidente do instituto, George Sarmento Lins; o 2° diretor de Assuntos Institucionais, Luis Otávio Gomes Silva; o escritor e presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand; e o secretário municipal de Estratégias Disruptivas e Economia Digital, Sérgio Túlio Albuquerque.
Além de Rodrigo Cunha, o deputado estadual e membro do IHGAL, Inácio Loiola, também recebeu a comenda Jonas Montenegro.
Mais lidas
-
1Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
2Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
3Censo
Centenários: estado de Alagoas está envelhecendo de forma acelerada
-
4Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
5True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?