Política
Dia D da Acessibilidade: ação de atendimento beneficia pessoas com deficiência
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) realizou, na manhã desta segunda-feira (22), uma ação de atendimento voltada a pessoas com deficiência, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF).
A iniciativa aconteceu na Central de Atendimento ao Eleitor de Maceió, no bairro da Gruta, oferecendo um mutirão de serviços eleitorais acessíveis, como alistamento eleitoral para primeiro título, revisão cadastral com autodeclaração de deficiência, transferência de domicílio eleitoral, mudança para seções acessíveis e regularização de títulos cancelados.
Paralelamente, foram promovidas atividades culturais e de cidadania em parceria com a SECDEF, incluindo a Feira Empreendedora das Famílias Atípicas, apresentações culturais com protagonismo de pessoas com deficiência, balcão de serviços e informações especializadas, além de espaço de mobilização institucional com participação de entidades representativas.
A ação fez parte do projeto colaborativo “Todo Voto Importa”, coordenado pelos Laboratórios de Inovação dos TREs do Nordeste. Neste mesmo dia, os demais Tribunais Regionais Eleitorais da região também realizaram atividades semelhantes, voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência reforça a importância de garantir os direitos e a inclusão plena das pessoas com deficiência, combatendo o capacitismo e as barreiras físicas e sociais que limitam sua participação na sociedade.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




