Política

Servidores do TRE/AL participam da oficina “Combata o Capacitismo”

Por TRE/AL 17/09/2025 16h51
Servidores do TRE/AL participam da oficina “Combata o Capacitismo”
Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) - Foto: Sandro Lima

Na próxima sexta-feira (19), servidoras e servidoras que atuam no atendimento ao público na Central de Atendimento ao Eleitor, em Maceió, participam da oficina “Combata o Capacitismo”, objetivando promover uma cultura organizacional mais inclusiva e acessível. 

O momento será conduzido por integrantes da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (SECDEF), parceira do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) no projeto “Todo Voto Importa”.

“O objetivo central da oficina é sensibilizar os servidores públicos, instituições e a sociedade em geral acerca das diversas formas de preconceito enfrentadas pelas pessoas com deficiência, fortalecendo o respeito, a igualdade de oportunidade e o protagonismo”, explicou o assessor de Acessibilidade do TRE de Alagoas, João Luiz Azevedo Lessa Filho.

A oficina faz parte das ações do projeto “Toda Voto Importa”, uma iniciativa inédita de cooperação entre nove Tribunais Regionais Eleitorais (Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte), com foco específico na inclusão de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social no processo eleitoral.

Dia D de Acessibilidade – 22 de setembro


O Dia D da Acessibilidade Eleitoral, evento principal do projeto “Todo Voto Importa”, foi programado por toda a Rede Nordeste a próxima segunda-feira (22), das 7h30 às 13h30, no Fórum Eleitoral de Maceió, na Gruta. 

O objetivo central é oferecer um mutirão de serviços eleitorais acessíveis, incluindo alistamento eleitoral para primeiro título, revisão cadastral com autodeclaração de deficiência, transferência de domicílio eleitoral, mudança para seções acessíveis e regularização de títulos cancelados.

Paralelamente aos serviços eleitorais, serão desenvolvidas atividades culturais e de cidadania em parceria com a SECDEF, como a Feira Empreendedora das Famílias Atípicas, apresentações culturais com protagonismo de pessoas com deficiência, balcão de serviços e informações especializadas, além de espaço de mobilização institucional com participação de entidades representativas.