Política
Governo de Alagoas abre 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres
Evento aconteceu na JFAL e contou com palestra magna da secretária nacional do Ministério das Mulheres, Rosane Silva

Cerca de 200 mulheres participaram da abertura da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada no auditório da Justiça Federal em Alagoas, na sexta (29).
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, o encontro reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, instituições do sistema de Justiça e sociedade civil em um espaço de diálogo e fortalecimento da democracia.
%20(1).jpg)
Representando o governador Paulo Dantas, a secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, abriu a conferência e destacou a relevância do momento com a retomada desse espaço, que não acontecia desde 2016.
“Este momento é um chamado à reflexão crítica sobre nossa realidade, ainda marcada por desigualdades, violências e exclusões, e um compromisso com a construção de políticas públicas que garantam autonomia, dignidade e justiça para todas as mulheres”, afirmou a secretária Marília Albuquerque.
A presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Raquel Brás, ressaltou que a conferência vai além de um encontro e marca um "grito de vida contra todas as formas de violência".
“Esta conferência é mais do que um encontro, é um grito de vida contra todas as formas de violência. Que nossos passos ecoem longe, que nossas palavras se transformem em ação, e que daqui saiam sementes de um futuro mais justo e igualitário para nós, para nossas filhas e netas, e para todas as mulheres de Alagoas”, disse a presidenta do Cedim.
Durante a cerimônia, foi lançado oficialmente o Guia Informativo sobre Violência Doméstica e Familiar, elaborado pelo Grupo de Apoio e Assistência às Magistradas e Servidoras (GAMS) da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). O material reúne informações sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, medidas protetivas e canais de denúncia, fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher.
De acordo com a juíza federal Aline Soares Carnaúba, o guia é uma ferramenta fundamental para ampliar a informação e dissemina orientações para que as vítimas consigam encontrar auxílio.
%20(8).jpg)
“A cartilha que nós elaboramos tem condição de informar as mulheres para que elas reconheçam a sua situação. Infelizmente, existe uma desinformação no que diz respeito às formas de violência que as mulheres sofrem e, muitas vezes, só se tem ciência do que vem acontecendo quando já se chega a um estágio avançado de sofrimento”, explicou a juíza federal.
O ponto alto da noite foi a palestra magna da secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política das Mulheres, Rosane Silva, com o tema “Reconstrução do Brasil com igualdade, democracia e justiça para as mulheres”.
%20(9).jpg)
Em sua fala, ela enfatizou a relevância dos conselhos de direitos da mulher na efetivação das conferências. "É graças à existência do Conselho Nacional, do Conselho Estadual e dos Conselhos Municipais que as conferências estão acontecendo, porque eles sabem que esse processo começa lá no território. E é para esses territórios que as políticas vão voltar”, declarou.
Também estiveram presentes à abertura a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born; a conselheira nacional dos Direitos da Mulher, Geovana Baby; a representante da comissão organizadora da conferência, Mônica Carvalho; a presidenta da Comissão Especial da Mulher da OAB/AL, Edamara Araújo; a vereadora por Maceió Teca Nelma; e a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Maceió, Wilma Costa.
A conferência segue neste sábado (30) com uma programação voltada à construção coletiva de propostas que irão nortear as políticas públicas para as mulheres em Alagoas, reafirmando o compromisso do Estado com a igualdade de gênero e o fortalecimento da cidadania feminina.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Homenagem
Maceió celebra feriado municipal de Nossa Senhora dos Prazeres nesta quarta-feira (27)
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo