Política

Servidores acusam prefeitura de reter valores de empréstimos sem repasse a bancos

Por Tribuna Hoje com agências 12/08/2025 11h55 - Atualizado em 12/08/2025 18h41
Servidores acusam prefeitura de reter valores de empréstimos sem repasse a bancos
Funcionários relatam prejuízos pessoais, nomes negativados e falta de resposta do Executivo municipal - Foto: Divulgação

Servidores públicos de Olho d’Água do Casado, no Sertão de Alagoas, se mobilizaram nesta terça-feira (12) para denunciar o que classificam como um possível esquema de apropriação indébita e improbidade administrativa por parte da Prefeitura.

Segundo relatos, há pelo menos três meses os funcionários sofrem com descontos automáticos nos contracheques referentes a empréstimos consignados. O problema é que, de acordo com os trabalhadores, o dinheiro não está sendo repassado às instituições financeiras, “desaparecendo” nos cofres da administração municipal.

“Não há previsão para o pagamento dos empréstimos e, todos os meses, o valor continua sendo descontado da folha de pagamento”, contou um servidor que preferiu não se identificar.

A prática já está trazendo sérios prejuízos pessoais. Muitos tiveram seus nomes negativados e, com isso, perderam a possibilidade de contratar novos empréstimos, renegociar dívidas ou realizar compras importantes. “Preciso do meu nome limpo para comprar meu apartamento. Sempre paguei minhas contas em dia para evitar restrições, mas essa é a primeira vez que meu nome vai para o Serasa”, lamentou outro funcionário.

Diante da situação, alguns servidores já entraram com ações individuais na Justiça contra a Prefeitura. O sindicato da categoria tentou agendar uma reunião com o prefeito, mas não obteve resposta.

A administração municipal ainda não se pronunciou sobre o assunto. O espaço segue aberto para manifestação oficial.