Política
“Momento político do país exige prudência”, diz Arthur Lira
Agraciado com a Comenda Tavares Bastos nesta segunda-feira, deputado espera que o Congresso Nacional tenha clareza e firmeza nas discussões das pautas que afligem o Brasil

O deputado federal Arthur Lira (PP/AL) disse que é preciso prudência para enfrentar o momento político pelo qual passa o país. A declaração foi dada durante sessão solene em que ele foi agraciado com a Comenda Tavares Bastos na manhã desta segunda-feira (11), no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).
O deputado lembrou que a polarização já vem ocorrendo há algum tempo. “Então temos que ter sempre a prudência necessária para continuar caminhando, trilhando e observando a diversidade que existe no Brasil. É claro que o momento agora exige um cuidado mais apurado, uma dedicação mais firme por parte de todos que representam cada poder. Um momento de muito acirramento e que muitas feridas vão ser revisitadas. Então a gente tem que ter calma nesse momento e espero que o Congresso Nacional, como a casa que representa tanto os estados quanto a população, possa ter discernimento, clareza, tranquilidade e firmeza nas discussões das pautas que afligem o Brasil nesse momento”, avalia o deputado.
Sobre a comenda, o parlamentar disse se sentir grato e feliz em receber a mais alta honraria da Casa de Tavares Bastos. “Em primeiro lugar, gratidão. A gente se sente muito feliz, honrado, por ter sido lembrado pela deputada Gabi [Gonçalves], com o apoio unânime desta Casa e esperamos poder contribuir ainda mais com o que ela representa para o nosso Estado".

Responsável pela iniciativa, a deputada estadual Gabi Gonçalves (PP) destacou que essa é a maneira de homenagear o trabalho desenvolvido por Arthur Lira no estado de Alagoas. “É uma forma de reconhecer o lado humano, o pensamento naquelas pessoas que mais precisam e nos recantos que muitas vezes eram invisíveis, onde o trabalho do Arthur, ele alcança. Então, hoje, a Assembleia Legislativa, junto com todos os meus pares, tem a honra de agraciar Arthur como uma forma de reconhecer tudo o que ele fez e tudo o que ele faz por Alagoas com a mais alta honraria da Casa de Tavares Bastos.”
Também presente na cerimônia, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Fábio Bittencourt, disse que a comenda ao deputado Arthur Lira é merecida. “O deputado Arthur Lira foi o presidente da Câmara [federal], é deputado federal e tem relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas e à nação.”
A prefeita do município de Pilar, Fátima Rezende, destacou a presença do deputado Arthur Lira nos municípios alagoanos. Para ela, o reconhecimento é justo. “O deputado, nosso eterno presidente, é uma pessoa sempre presente nos 102 municípios alagoanos, em especial na nossa querida Pilar. A Comenda Tavares Bastos é a maior comenda aqui do Legislativo alagoano e não poderia deixar o nosso presidente Artur Lira de recebê-la”, ressalta.
COMENDA
A Comenda Tavares Bastos leva o nome do patrono da ALE e é destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços ao desenvolvimento socioeconômico do Estado.

BIOGRAFIA
Natural de Maceió e filho do ex-senador Benedito de Lira (falecido), Arthur Lira iniciou sua trajetória política em 1992, quando se elegeu vereador pela capital alagoana, enquanto cursava Direito na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sendo reeleito em 1996. Em seguida, em 1998, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito nos pleitos de 2002 e 2006. Filiado ao PP (Partido Progressista) desde 2009, Arthur Lira elegeu-se deputado federal em 2010. Na Câmara federal, assumiu a liderança do partido pela primeira vez em 2012, cargo que voltou a ocupar a partir de 2018.
Arthur Lira foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados em 2015, uma das mais importantes do Parlamento brasileiro, e comandou os trabalhos da Comissão Mista de Orçamento em 2016. Empresário, agropecuarista e bacharel em Direito, construiu uma notória carreira política em favor da população. Em 2021, foi eleito presidente da Câmara federal, cargo que exerceu até 2025.
Mais lidas
-
1Hiper Bompreço
Espaço de antigo hipermercado em Maceió pode ser revitalizado
-
2Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
3Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
5Rapper ostentação
Justiça nega habeas corpus e mantém o rapper Oruam preso