Política

ALE vai entregar comenda ao médico-veterinário Paulo Bezerra

Por Thayanne Magalhães / Tribuna Independente 26/07/2025 11h10
ALE vai entregar comenda ao médico-veterinário Paulo Bezerra
Comenda que leva o nome do próprio homenageado será entregue a Paulo Bezerra e sua filha, Paula Jackelinne de Freitas Nunes Tenório - Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) realizará, no próximo dia 8 de agosto, uma sessão solene especial para a entrega da Comenda do Mérito dos Profissionais da Medicina Veterinária Paulo Bezerra Nunes, iniciativa destinada a reconhecer personalidades que contribuíram significativamente para o fortalecimento da medicina veterinária no estado. A homenagem, proposta pelo deputado Delegado Leonam (União Brasil), acontecerá no plenário da Casa, às 14 horas, com presença aberta ao público.

A comenda, instituída por decreto legislativo, leva o nome do médico-veterinário Paulo Bezerra Nunes, figura histórica da profissão em Alagoas, e será entregue ao próprio homenageado, além de sua filha, a também médica-veterinária Paula Jackelinne de Freitas Nunes Tenório. “Fiquei muito honrado e feliz por esta distinção inédita e contente pelo reconhecimento da profissão”, afirmou Paulo Bezerra.

Graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1969, Paulo Bezerra foi o primeiro profissional a se registrar no Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL), recebendo o número de inscrição 0001. Exerceu a presidência da instituição por quatro mandatos, tendo sido também o responsável por encabeçar sua fundação. Ao longo de uma carreira de mais de cinco décadas, acumulou ampla atuação na vida acadêmica, na gestão pública e na organização da categoria.

Na Secretaria de Agricultura, foi diretor do Laboratório de Patologia Animal, diretor de Defesa Sanitária Animal e chefe de Gabinete. Atuou por 25 anos na administração estadual e, posteriormente, ocupou o cargo de diretor da Vigilância Sanitária do Estado de Alagoas por 16 anos, dentro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Na área acadêmica, foi professor adjunto das disciplinas de Anatomia e Fisiologia dos Animais Domésticos por 33 anos na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e por mais oito anos no Centro Universitário Cesmac. Também ministrou diversos cursos voltados à formação continuada de profissionais da medicina veterinária.

Além disso, Paulo Bezerra foi presidente da Sociedade de Medicina Veterinária de Alagoas por três mandatos, fundador da Academia Alagoana de Medicina Veterinária, ocupando a cadeira de número 1, e conselheiro titular por dois mandatos no Conselho Federal de Medicina Veterinária. Ele também é advogado e foi o responsável pela fundação da primeira clínica veterinária registrada em Alagoas, a Clínica Veterinária Maceió, que está em funcionamento há 46 anos.

Em entrevista concedida na última quinta-feira (24), ao programa Cidadã Informal, da Rádio Senado, apresentado por Valtenor Leônico, Paulo Bezerra comentou sobre a relevância da comenda e seu significado para a categoria. “É uma grande honra ver meu nome associado a essa comenda. Representa o reconhecimento do trabalho de tantos profissionais que atuam diariamente na saúde pública, no controle de zoonoses, na segurança alimentar e na proteção ambiental. Espero que essa homenagem inspire novas gerações de veterinários a seguir com ética, compromisso e dedicação”, destacou.

Sua filha, Paula Jackelinne, também será homenageada durante a sessão. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, iniciou sua carreira no ano 2000 e se destacou pelo comprometimento ético e dedicação à saúde animal. “Sua sólida formação acadêmica, aliada ao profundo comprometimento ético, destacaram-na rapidamente no cenário profissional”, afirmou o deputado Leonam.