Política

Alagoas articula protagonismo no Plano Nordeste de Transformação Ecológica

Reunião em Brasília reforça integração entre secretarias estaduais e apresenta ações em curso e planejadas para consolidar o estado como referência em sustentabilidade

24/07/2025 20h45
Alagoas articula protagonismo no Plano Nordeste de Transformação Ecológica
Alagoas articula protagonismo no Plano Nordeste de Transformação Ecológica - Foto: Reprodução

Em agenda institucional em Brasília-DF, os secretários Gino César (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Júlio Cézar (Relações Federativas e Internacionais) reforçaram, nesta quinta-feira (24), o compromisso de Alagoas com a implementação do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE). Durante a reunião, foram apresentados programas já em execução e diretrizes estratégicas para ampliar a atuação do estado no processo de transição ecológica.

Durante a reunião, os secretários destacaram ações em andamento, como a modernização da rede de monitoramento meteorológico em todas as regiões do estado, a expansão do abastecimento comunitário em áreas vulneráveis, as feiras agroecológicas, oficinas de compostagem, o fortalecimento do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e o Programa Agente Jovem Ambiental.

Também foram compartilhados os próximos passos do governo estadual para estruturar o acesso ao Fundo Clima, ampliar o pagamento por serviços ambientais, integrar pequenos produtores à bioeconomia regional e consolidar o plano estadual de mudanças climáticas.

Participaram do encontro Maria Clara Tenório (Secretária Executiva de Integração Social do Gabinete Civil), Alexandra Carvalho (Secretária Executiva de Gestão Interna do Gabinete Civil), Alexandre Siqueira (Assessor Especial do Escritório de Brasília) e Moisés Neves (Superintendente da Representação de Alagoas em Brasília). O grupo tratou da articulação intersetorial necessária para fortalecer a presença de Alagoas nas pautas federativas relacionadas à sustentabilidade e justiça climática.

A agenda reforça a convicção de que Alagoas não apenas participa do Plano de Transformação Ecológica, mas atua como um dos seus motores, com políticas já consolidadas e visão de futuro baseada em inclusão, inovação e sustentabilidade.