Política
Passo de Camaragibe e mais 54 cidades do país têm situação de emergência reconhecida
Estão na lista também municípios dos estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (25), a situação de emergência em 55 cidades afetadas por desastres. Uma delas é a cidade alagoana de Passo de Camaragibe, por conta de chuvas intensas que castigaram o município. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.
Portaria 1.889 - https://www.in.gov.br/web/dou/...
Portaria 1.890 - https://www.in.gov.br/web/dou/...
Portaria 1.891 - https://www.in.gov.br/web/dou/...
Portaria 1.896 - https://www.in.gov.br/web/dou/...
Portaria 1.899 - https://www.in.gov.br/en/web/d...
Portaria 1.905 - https://www.in.gov.br/en/web/d...
Portaria 1.907 - https://www.in.gov.br/en/web/d...
Passam por um período de estiagem os municípios de Coronel João Sá, Morpará, Ourolândia, Remanso, Tremedal, Uauá e Umburanas, na Bahia; Alto Santo e Canindé, no Ceará; Colinas e São João do Soter, no Maranhão; Alcantil, Bodocó, Desterro, Sousa e Uiraúna, na Paraíba; Águas Belas, Brejinho, Cedro, Santa Cruz da Baixa Verde e Solidão, em Pernambuco; Carnaubais, no Rio Grande do Norte, e Aceguá, no Rio Grande do Sul.
Já as cidades de Ibicuitinga, no Ceará, e Caiçara do Rio do Vento, Governador Dix-Sept Rosado, Japi, Pau dos Ferros, Santa Maria e São Miguel, no Rio Grande do Norte, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Por outro lado, sofreram com chuvas intensas os municípios de Passo de Camaragibe, em Alagoas; Guimarães e Presidente Sarney, no Maranhão; Palestina do Pará, Capitão Poço, Maracanã e Quatipuru, no Pará; São José da Coroa Grande, em Pernambuco, e Itaqui, Maçambará, Mostardas, Quevedos, Santiago, São Borja, São Francisco de Assis e Toropi, no Rio Grande do Sul.
Foram atingidas por inundações as cidades de Caapiranga, Japurá, Maraã, São Paulo de Olivença e Tefé, no Amazonas, e Curuá, no Pará, enquanto Soledade e São Francisco de Paulo, no Rio Grande do Sul, e Belo Horizonte, em Minas Gerais, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de vendaval, queda de granizo e doenças infecciosas virais, respectivamente.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) - https://s2id.mi.gov.br/. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link (https://www.gov.br/mdr/pt-br/a...) a lista completa dos cursos.
Mais lidas
-
1The Pink Marine
Boots é baseada em história real? Conheça a nova série da Netflix
-
2Perfumaria
O Boticário celebra o Dia do Nordestino com histórias de saudade, permanência e reencontro com a região
-
3Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
4Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
5Sacrifício, Morte e Reencarnação
Gênio dos Desejos tem final feliz? O desfecho explicado do k-drama