Política
Câmara reduz barreiras de acesso à educação para pessoas com deficiência
Censo 2022 divulgado semana passada contabilizou 9,4% da população de Maceió pertencentes a esse grupo
Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados semana passada, mostram que em Maceió 9,4% da população possui algum tipo de deficiência e confirmou, com dados, que o acesso aos estudos para esse público é mais difícil.
De acordo com o IBGE, quase 60% das pessoas com deficiência não têm instrução ou possuem apenas o nível fundamental incompleto, o dobro do que foi constatado entre aquelas sem deficiência. E a taxa de analfabetismo é de 24% nesse grupo, enquanto na população em geral é de 6%.
Para reduzir as barreiras de acesso à educação nesse contexto, a Câmara Municipal de Maceió aprovou ao menos três importantes leis que têm auxiliado o público PCD.
A lei 6.384, de 2015, amplia a gratuidade do transporte de pessoas com deficiência ou patologias crônicas nos ônibus municipais. O texto altera uma legislação já existente para inserir mais usuários no benefício.
Em seu artigo primeiro, ela afirma que o indivíduo com deficiência fisica, mental e sensorial com renda familiar igual ou inferior a seis salários mínimos terá direito à carteira especial de livre acesso aos transportes coletivos, sem quaisquer custos. A medida está em cumprimento, por meio do cartão VAMU Especial.
Também aprovada pelo Legislativo Municipal, a lei 6.597, de 2017, proíbe a cobrança de qualquer taxa adicional a estudantes com deficiência em escolas da capital, sejam privadas, públicas, filantrópicas ou comunitárias, e em qualquer nível ou modalidade de ensino.
O texto também proíbe os estabelecimentos de se recusar a matricular o estudante, podendo ser multado, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
E mais recentemente, a lei 7.005, de 2020, passou a assegurar ao aluno com deficiência moderada ou grave a matrícula em escola da rede pública que fique mais perto de sua casa. As escolas também ficam responsáveis por garantir a permanência e preparar o espaço físico para o acolhimento do estudante.
Mais lidas
-
1Quem sai?
Enquete A Fazenda 17: público define ‘plantas’ que vão para o Super Paiol
-
2'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
3Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Novo recurso
TV Gazeta de Alagoas recorre novamente ao STF para tentar reverter fim de contrato com a Rede Globo




