Política
MP Eleitoral e TRE/AL esclarecem boatos sobre novas eleições em Piaçabuçu
Alegações de que novas eleições já foram determinadas no município do Litoral Sul alagoano não procedem

O Ministério Público Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) vieram a público nesta quinta-feira (22) para desmentir informações falsas que circulam nas redes sociais sobre a realização de novas eleições no município de Piaçabuçu.
De acordo com a nota oficial conjunta, o parecer do Ministério Público Eleitoral no Recurso Eleitoral nº 0600319-74.2024.6.02.0013 foi emitido em 19 de maio de 2025 e o processo está concluso para o relator, sem data definida para julgamento pelo Pleno do TRE/AL. Dessa forma, as alegações de que novas eleições já foram determinadas não procedem.
Além disso, os órgãos alertaram para a circulação de uma suposta "nota oficial" contendo informações falsas e uma imagem adulterada de uma página processual, em um claro intento de enganar a população. Tal prática configura, em tese, crime de falsificação de documento público, e as autoridades competentes deverão apurar os fatos.
O Ministério Público Eleitoral e o TRE/AL reforçaram seu compromisso com a transparência e o respeito ao devido processo legal, orientando os cidadãos a evitarem o compartilhamento de conteúdos de origem duvidosa e a buscarem informações apenas nos canais oficiais.
Confira a nota na íntegra:
"Nota oficial conjunta – MP Eleitoral e TRE-AL
O Ministério Público Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas vêm a público esclarecer informações incorretas que têm circulado nas redes sociais e em grupos de mensagens sobre a realização de novas eleições no município de Piaçabuçu.
O parecer do Ministério Público Eleitoral no Recurso Eleitoral nº 0600319-74.2024.6.02.0013 foi emitido em 19 de maio de 2025, e desde então o processo encontra-se concluso para o relator, ainda sem data designada para julgamento pelo Pleno do TRE-AL.
Portanto, não procede a afirmação de que já teria sido definida a realização de novas eleições no município. Não há decisão colegiada do TRE-AL sobre o caso, tampouco há definição sobre se haverá ou quando haveria nova eleição.
Ressalta-se ainda que circula uma suposta "nota oficial" contendo informações falsas e imagem adulterada de página processual, com o claro objetivo de induzir a erro a população. Tal conduta configura, em tese, crime de falsificação de documento público, e os fatos serão devidamente apurados pelas autoridades competentes.
O Ministério Público Eleitoral e o TRE-AL reforçam seu compromisso com a transparência, legalidade e respeito ao devido processo legal, recomendando à população que não compartilhe conteúdos de origem duvidosa e sempre consulte os canais oficiais para obter informações verdadeiras e atualizadas.
Maceió, 22 de maio de 2025.
Ministério Público Eleitoral em Alagoas
Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas"
Mais lidas
-
1Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
2Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos