Política
JHC determina que prevenção contra chuvas seja reforçada em áreas de risco
Segundo dados da Defesa Civil de Maceió, nos últimos quatro dias, os acumulados chegaram a 419 mm; previsão é de mais chuvas até quinta-feira (22)

Com previsão de mais chuvas até a próxima quinta-feira (22), o prefeito de Maceió, JHC, determinou que sejam intensificadas as ações de prevenção para áreas de risco da cidade.
A força-tarefa, que envolve as mais diversas secretarias, atua com o monitoramento de rios e encostas, com ações de desobstrução de galerias e limpeza de canais, com atendimento de assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade social e o reforço das equipes técnicas para vistoriar obras em encostas, realizar ações emergenciais e garantir a segurança da população.
“Todas as equipes da Defesa Civil estão nas ruas orientando a população e visitando áreas de risco, o pessoal da limpeza urbana, da infraestrutura, está mobilizado. Nós estamos todos empenhados, verificando cada situação e indo em busca de soluções. O trabalho preventivo da prefeitura foi muito importante, mas com um volume de chuvas como este, estamos em alerta máximo. A prioridade agora é prevenir acidentes e proteger a nossa população”, afirmou.
O gestor esteve mais um dia nas ruas, acompanhou o monitoramento da Defesa Civil e visitou as obras do Renasce Salgadinho.
JHC também ressaltou a importância de a população colaborar, evitando o descarte irregular de resíduos e se atentando aos alertas emitidos pela Defesa Civil de Maceió para evitar situações de perigo.
"Desde sábado, estamos lidando com um evento climático intenso, com volumes significativos de chuva e previsão de mais precipitações até quinta-feira. Por isso, intensificamos a nossa atuação e contamos com a colaboração da população para seguir as orientações da Defesa Civil, ficar atenta aos alertas, sair de casa e se abrigar em casa de parentes em caso de risco e também contribuir no sentido de fazer o descarte correto do lixo, que quando feito de forma irregular pode obstruir nossas galerias e impedir que a água escoe”, pontuou.
Segundo dados da Defesa Civil de Maceió, nas últimas 24 horas, os pluviômetros da capital alagoana registram um acumulado de 106 mm de chuvas, e nos últimos quatro dias, os acumulados chegam a 419 mm. Foram registradas 418 ocorrências desde o último sábado (17), a maior parte delas, 176, por deslizamentos de barreiras. Até o momento, 93 pessoas ficaram desalojadas e estão na casa de parentes. Já os desabrigados somam oito pessoas e estão no abrigo do município.
A previsão indica continuidade das chuvas até a próxima quinta-feira (22). Para qualquer ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou 156. E para receber a mensagem de alerta, pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para 40199.
A Prefeitura de Maceió disponibiliza, para as famílias que precisarem de um local seguro para se abrigar, a Casa de Passagem Familiar, no bairro Jaraguá. A unidade funciona na Travessa 13 de Maio, 151, em frente à Praça Rayol.
Para ter acesso à unidade de acolhimento, as famílias afetadas precisam entrar em contato com a Defesa Civil de Maceió, que faz o registro da ocorrência e encaminha ao abrigo e a outros serviços da assistência social, como o auxílio moradia.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
5Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote