Cidades
Ministério da Saúde leva para Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios, em Alagoas, carretas de saúde do programa Agora Tem Especialistas
O Agora Tem Especialistas continua levando atendimento até onde a população está, encurtando distâncias e garantindo a oferta do serviço especializado com menor tempo de espera. Na quarta rodada de deslocamento, outros 12 municípios brasileiros recebem as unidades móveis do programa do governo federal, que, a partir desta sexta-feira (16), iniciam atendimentos em regiões de difícil acesso, alta demanda por assistência especializada e cidades-polo. Elas estão localizadas nos estados de Alagoas, Amazonas, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Ao todo, 41 carretas de saúde atuam em todos as unidades federativas do país.
Em Alagoas, Santana do Ipanema, recebe, pela primeira vez, a carreta do programa, especializada em saúde da mulher, que estava em Arapiraca (AL), onde prestou mais de 500 atendimentos, como a realização de mamografias e ultrassonografias pélvicas.
Já em Palmeira dos índios, chega, nesta sexta-feira (16), a carreta de exames de imagens que estava em Santana do Ipanema. Lá, a carreta conseguiu zerar a fila do município por tomografia e de outras 13 cidades da região.
Na unidade móvel de Santana do Ipanema, os pacientes da rede pública previamente agendados e encaminhados pela secretaria de saúde local podem fazer consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginal e até biópsias para diagnosticar precocemente câncer de mama e de colo de útero.
Em todas as carretas de saúde da mulher do Agora Tem Especialistas, que desde outubro do ano passado rodam o país, os cinco procedimentos mais frequentes estão relacionados ao diagnóstico de câncer de mama e avaliação ginecológica. Juntos, representam 67,61% de todo o atendimento, reforçando a importância da oferta da iniciativa e do compromisso do governo federal com a saúde da mulher.
Já na carreta de Palmeira dos Índios, os pacientes do SUS poderão realizar tomografias e ultrassonografias, essenciais para fechar diagnósticos e auxiliar o especialista na melhor conduta médica para tratamento de doenças.
Além de Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios, nesta nova rodada recebem carretas de saúde da mulher e de exames de imagem os municípios de Boa Vista (RR), Santo Antônio do Matupi (AM), Conselheiro Lafaiete (MG), Virgem da Lapa (MG), Várzea Grande (MT), Vitória Santo Antão (PE), São Raimundo Nonato (PI), Taguatinga (DF), Niterói (RJ) e Mesquita (RJ).
Carretas desafogam atendimento local e zeram filas em oito municípios
Até o final deste ano, o total de 150 unidades móveis estará em funcionamento no país. Das atualmente 41 disponíveis, 33 são de saúde da mulher, cinco de exames de imagem e três especializadas em oftalmologia. Todas estão estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais e atuam para desafogar a demanda reprimida. Oito municípios, inclusive, já zeraram a fila por atendimento.
É o que aconteceu em Ceilândia (DF), Patos (PB), Garanhuns (PE), Arapongas (PR), Japeri (RJ) e Humaitá (AM), em que todos que precisavam fazer diagnóstico de câncer de mama e exames ginecológicos receberam o atendimento. O mesmo aconteceu em Ribeirão Preto (SP) para aqueles que esperavam por cirurgia de catarata.
Com mais de 1,2 mil procedimentos cirúrgicos realizados em todas as carretas oftalmológicas do programa, 1 mil pessoas voltaram a enxergar. Essa unidade móvel oferta, também, outros procedimentos como mapeamento de retina e ultrassom ocular.
Já em Santana do Ipanema (AL), todos os pacientes do município e de outros 13 da região que precisavam de tomografia se submeteram ao procedimento, garantindo maior agilidade para descobrir condições graves de saúde ou descartar hipóteses, contribuindo para levar o paciente para o diagnóstico correto.
Mais acesso e cuidado especializado
Para desafogar a demanda por atendimento especializado nos estados e municípios, o Agora Tem Especialistas tem em andamento várias ações, com a mobilização da estrutura de saúde da rede pública e privada. Para aumentar a oferta de atendimento do SUS e reduzir o tempo de espera, oferece, além das carretas, mutirões, ampliação do horário de atendimento em policlínicas, provimento de mais médicos especialistas, atendimento aos pacientes da rede pública em hospitais privados, entre outros.
Mais lidas
-
1Nova convulsão
Henri Castelli saiu do BBB 26? Galã da TV Globo passa mal de novo logo após chegar à casa
-
2Um retorno que vira pesadelo
Filme 'Maldição da Múmia' apresenta novo horror sobrenatural em teaser
-
3Susto!
Motorista prende cabeça do cantor Zezé Di Camargo no vidro do carro; veja vídeo
-
4Começou
Conheça os 21 participantes do Big Brother Brasil em 2026
-
5Planejamento
IMA orienta sobre cuidados necessários ao fazer uma trilha ecológica



