Política
Urna eletrônica celebra 29 anos de segurança e inovação no Brasil
Equipamento é peça essencial no processo eleitoral e, atualmente, Alagoas conta com 8073 urnas eletrônicas ativas

Na próxima terça-feira, 13 de maio, a urna eletrônica completa 29 anos de história a serviço da democracia brasileira. Em Alagoas e em todo o país, o equipamento é peça essencial no processo eleitoral e, atualmente, o Estado conta com 8073 urnas eletrônicas ativas.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Henrique Méro, a urna eletrônica foi desenvolvida em 1996 com o propósito de garantir segurança e assegurar que a vontade da eleitora e do eleitor seja fielmente refletida no resultado final da eleição, eliminando qualquer possibilidade de manipulação entre o voto e a apuração.
“Trata-se de um projeto com 29 anos que vem sendo continuamente aperfeiçoado. Por fora, a aparência da urna permanece praticamente a mesma, o que facilita sua aceitação, já que as pessoas estão acostumadas. Mas, ao longo do tempo, a Justiça Eleitoral vem promovendo constantes melhorias. Esse aprimoramento torna o processo cada vez mais confiável e robusto, com urnas eletrônicas extremamente estáveis”, afirmou.
O secretário também ressaltou a possibilidade de auditoria do sistema e o envolvimento de outros órgãos na verificação e fiscalização do software utilizado, além da implantação da biometria, iniciada em 2008, como mais uma camada de segurança para prevenir fraudes.
História e evolução do voto eletrônico no Brasil
O Brasil foi pioneiro mundial no uso de um sistema eletrônico de votação, implantado nas Eleições Municipais de 1996. Naquele ano, em 13 de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o envio das primeiras urnas eletrônicas aos Tribunais Regionais Eleitorais, marcando um capítulo decisivo na modernização do processo eleitoral brasileiro.
Desde então, a urna eletrônica revolucionou a dinâmica das eleições, eliminando fraudes e afastando a intervenção humana da apuração e totalização dos votos, substituindo o voto em papel pelo digital. Em quase três décadas de uso, o equipamento passou incólume por sete eleições gerais e sete eleições municipais, sem que qualquer indício de fraude em seu funcionamento tenha sido comprovado.
Com esse histórico, a urna eletrônica permanece como símbolo de segurança, modernização e compromisso democrático do Brasil, sendo reconhecida mundialmente pela eficiência e confiabilidade do sistema eleitoral eletrônico brasileiro.
Para conferir mais informações sobre a história e os modelos de urna eletrônica, basta acessar a página especial da Justiça Eleitoral: www.justicaeleitoral.jus.br/ur....
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Neve misteriosa
Final de O Eternauta explicado: o que aconteceu com Juan?